Revista Profissão Docente recebe boa classificação pela CAPES

A Revista Profissão Docente On-line do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado, da Universidade de Uberaba (Uniube), recebeu a classificação B3 no sistema Qualis/Capes 2015.

Periódicos científicos são classificados como A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C. A análise é feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como critérios aspectos como editoração, distribuição, visibilidade, impacto dos conteúdos, relevância e formato. “Qualis é um sistema de classificação de periódicos nacionais e internacionais que representam a produção intelectual dos programas de pós-graduação brasileiros de todas as áreas do conhecimento.  Esse sistema encontra-se na Plataforma Sucupira, que integra diversos sistemas e funcionalidades oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo a CAPES”, explica a editora da Revista e Docente do PPGE, Sueli Teresinha de Abreu Bernardes.

De acordo com a editora, professora Dra. Sueli Bernardes, a revista foi criada em 2003 e publica semestralmente textos científicos pertinentes às linhas de pesquisa do PPGE da Uniube. Sua missão é agenciar o acesso e a visibilidade das produções acadêmicas vinculadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação e aos Núcleos de Pesquisas, em âmbito nacional e internacional. “Essa classificação como B3 contribuirá para maior visibilidade do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube junto ao meio acadêmico”, reforça.

Ainda segundo a docente, essa classificação deve-se ao trabalho desenvolvido por toda a equipe do PPGE que se empenha, desde a sua fundação, para a publicação da produção científica e de outros programas. “Atualmente a revista passa por uma reestruturação em busca de alcançar um crescente desempenho e reconhecimento da academia”, afirma.

Para o Pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, professor Dr. André Luís Teixeira Fernandes, “a melhoria no conceito da Revista Profissão Docente é fruto do árduo trabalho do grupo de docentes e discentes do programa. Em 2016, esse mesmo grupo aprovou dois novos cursos de Pós-Graduação, o Doutorado em Educação, com turmas em andamento em Uberaba, e o Mestrado Profissional em Educação, com turmas no campus de Uberlândia”.

O novo conceito Qualis da Revista é uma importante contribuição para a consolidação dos cursos de Pós-Graduação em Educação e possibilita o crescente reconhecimento desses cursos junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e aos demais programas de pós-graduação.