Enade: Jornalismo e Publicidade da Uniube se destacam com nota 4

O Ministério da Educação divulgou os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). A avaliação dos cursos de graduação públicos e privados foi realizada em 2015. 447 mil universitários que estavam se formando participaram da prova. Mais de oito mil cursos foram avaliados em mais de duas mil faculdades. As notas são distribuídas de um a cinco. Quanto maior a nota, melhor a avaliação do curso. Em todo o país, 57,7% tiraram nota 3, que é considerada média satisfatória.

Na Uniube, 14 cursos foram analisados no exame: Administração presencial e EAD, Administração - campus Uberlândia, Direito - em Uberaba e Uberlândia, Psicologia, Ciências Contábeis presencial e EAD, Design de Interiores, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão de RH presencial e EAD, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

No geral, os cursos da Uniube obtiveram, em média, nota 3. “Esse resultado do Enade, comparado ao Brasil, mostra que a Universidade de Uberaba está em uma boa posição, partindo para um crescimento. Se nós analisarmos as centenas de alunos envolvidos nesse exame de 2015, o resultado é muito satisfatório”, afirmou o Pró-Reitor de Ensino Superior da Uniube, professor Marco Antônio Nogueira.

A maior nota entre as graduações da Uniube foi para os dois cursos da área de Comunicação Social: Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Ambos ficaram com conceito 4 no Enade, integrando um seleto grupo de apenas 26% dos cursos avaliados de todo o país.

Para a diretora dos cursos de Jornalismo e Publicidade, a professora mestre Celi Camargo, o desempenho dos alunos nesse Enade veio constatar que o trabalho desenvolvido pelo corpo docente das duas graduações está no caminho certo. “Para nós é a constatação de que estamos trabalhando bem para a construção desses futuros profissionais. Esse bom desempenho não reflete somente na formação acadêmica desses estudantes, mas também na visão mercadológica e humanística. É a certeza de que estamos fornecendo para o mercado de trabalho profissionais bem preparados”.

Para os cursos de Administração e Direito do campus Uberlândia, a média no Enade também foi 3. De acordo com o Pró-Reitor de Ensino Superior, agora a instituição aguarda a análise dos microdados do exame. A partir desse diagnóstico, será possível estabelecer perspectivas sobre o que melhorar para a próxima avaliação. “Essas notas refletem uma necessidade de melhora constante e é isso que a Uniube busca. Outra análise importante é com relação ao comprometimento dos alunos com o exame. Para isso, nós temos feito um trabalho de motivação e obtido ótimos resultados. Achamos que essa nota do Enade deve ir também para o histórico do aluno, é uma forma de motivá-lo mais e melhor para esses exames", afirma Marco Antônio Nogueira.