Prevenção da obesidade marca o Dia Mundial do Rim no MPHU | Acontece na Uniube

Prevenção da obesidade marca o Dia Mundial do Rim no MPHU

10 de março de 17

Com alerta para a obesidade, o Dia Mundial do Rim contou com uma programação especial no Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU). Estudantes, colaboradores, pacientes e acompanhantes puderam assistir a uma série de palestras e participaram de exames preventivos gratuitos.

O Dia Mundial do Rim promove a conscientização das pessoas sobre a importância de cuidados para a saúde dos rins. Ele foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2006, e aborda um tema diferente a cada ano. Em 2017, o tema selecionado é “Doença Renal e Obesidade. Estilo de vida saudável para rins saudáveis”, referência escolhida devido ao risco que a obesidade oferece para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica (DRC), além de outras doenças como diabetes e hipertensão arterial.

E para informar a todos sobre como levar uma vida saudável, o MPHU realizou também a apresentação dos serviços de nefrologia oferecidos pelo Hospital, e dicas de hábitos alimentares saudáveis. “A ideia é pegar temas que são comuns à população para tentar conscientizar as pessoas que a vida saudável pode ser trabalhada para evitar essas doenças crônicas”, explica a nefrologista Fernanda Martins Ribeiro.

No encerramento das palestras, os participantes foram servidos com um lanche saudável, para reforçar toda a orientação dada. “Poder conscientizar e contribuir para a conscientização e prevenção é sempre muito melhor do que tratar qualquer doença”, completa a nefrologista.