Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura inicia atividades na Uniube | Acontece na Uniube

09 de março de 17

O Núcleo de Prática de Engenharia, Informática e Arquitetura (NUPEIA) foi implantado na Universidade de Uberaba (Uniube) com o objetivo de proporcionar aos alunos dos cursos de engenharia (civil, elétrica, produção, química, computação e ambiental), sistemas de informação, arquitetura e design de interiores diferentes oportunidades de prática profissional, aproximando a teoria acadêmica da realidade do mundo do trabalho e integrando o ensino e a pesquisa às demandas da sociedade.

O NUPEIA é conduzido pela equipe do Instituto de Tecnologia Uniube, coordenado pela Professora Dionir Andrade com o apoio técnico do Engenheiro Plauto Riccioppo Filho e integra o Programa Uniube Empreendedora. A equipe do NUPEIA disponibiliza apoio técnico-pedagógico e estrutura física adequada para a realização de atividades como consultorias, desenvolvimento e acompanhamento de projetos, visitas técnicas a obras e empresas, atividades laboratoriais e de práticas construtivas.

A primeira visita técnica organizada pelo NUPEIA aconteceu na obra Retrofit, no Shopping Center Uberaba. A obra está sendo executada pela Construtora Ribeiro & Ribeiro. Os alunos do curso de engenharia civil da Uniube, sob a orientação do professor Engenheiro Anderson Santos Pereira foram recepcionados pelo Engº Reinaldo Ribeiro dos Santos, da Construtora Ribeiro & Ribeiro, e pelo Engº Ozanan Inácio, coordenador de obras do Shopping Uberaba.

Os alunos puderam presenciar a utilização de diversas tecnologias construtivas, tais como: reforço de estruturas de concreto armado através do encamisamento de fundações e pilares; aplicação mista de estruturas de concreto armado e estruturas metálicas; uso de concreto autoadensável; utilização de lajes tipo steel deck; etc.

Novas visitas técnicas a diferentes obras e empresas estão previstas para as próximas semanas.