Residência Multiprofissional abre processo seletivo

O processo seletivo para o Programa Institucional de Residência Multiprofissional da Universidade de Uberaba (Uniube) está com inscrições abertas. A seleção oferecerá três vagas envolvendo os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia, que compõem a equipe básica de saúde.

De acordo com a coordenadora do programa, Mariana Marquez de Resende, a Residência promove a organização de todo o sistema de saúde a partir da atenção primária, articulando e integrando os três níveis de atenção,  o individual e o coletivo, o clínico e o epidemiológico, o biológico e o social. “Trata-se de uma proposta que visa preparar e especializar profissionais para a atuação no SUS, buscando desenvolver aprendizagens para a atenção integral à saúde, que venham se traduzir em acolhimento aos usuários, estabelecimento de vínculos terapêuticos, responsabilização pelo cuidado à saúde, ampliação permanente da resolutividade da ação assistencial e estímulo continuado à autonomia das pessoas na proteção a sua saúde”, explica.

As atividades teóricas e práticas tem duração de 60 horas semanais, em regime de dedicação integral, com uma carga horária total de 5760 horas, sendo 80% na forma de atividades práticas, desenvolvidas em ambiente de serviço mediante trabalho supervisionado e 20% distribuídas em atividades teóricas. As atividades práticas são divididas em específicas e interdisciplinares, tendo como cenários o Mário Palmério Hospital Universitário (MPHU), a Secretaria Municipal de Saúde e Clínicas Integradas.

Para a turma de 2017, serão ofertadas três vagas, sendo uma para cada categoria profissional. “A abertura de mais um processo seletivo para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, mesmo com a redução do número de vagas, confirma a valorização da Uniube como instituição formadora de profissionais capacitados e com experiência no atendimento na área de Saúde do município e região. A aceitação do programa tem sido positiva e a cada processo seletivo o número de candidatos aumenta, inclusive com candidatos de outras cidades e estados”, finaliza a coordenadora.

As inscrições vão até o dia 20 de janeiro de 2017 e podem ser feitas pelo próprio site da Universidade, clicando AQUI.