Repórter da Globo avaliou TCC de alunas de Jornalismo

O Jornalista José Hamilton Ribeiro foi o convidado de honra para a banca de avaliação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) das alunas do 8º período de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade de Uberaba (Uniube), Letícia Reis e Carolina Oliveira. Elas apresentaram o vídeo-documentário “Quem Somos?”, que mostrou a realidade em que vivem alguns moradores de rua em Uberaba. O trabalho foi todo produzido e gravado pelas alunas, e a história baseada no depoimento dos entrevistados. “Esse projeto rendeu 43 minutos em que a gente descobriu como é a história de vida dessas pessoas em situação de rua”, contou Letícia.

O ganhador de sete Prêmios Esso de Jornalismo, o repórter José Hamilton Ribeiro, concedeu nota máxima para as alunas. Também participarão da banca a professora e mestre em Comunicação, Cíntia Cerqueira Cunha Pimenta, e a orientadora do trabalho, professora e mestre em Educação, Celi Camargo. “José Hamilton é um ícone do jornalismo brasileiro. Para nós do curso de Comunicação da Uniube que seguimos essa linha do jornalismo literário, ele é um grande exemplo”, concluiu Celi.

Segundo José Hamilton, o vídeo-documentário mostrou um desempenho muito profissional das estudantes como repórteres e retratou muito bem a realidade das ruas. “Eu acho que o jornalista tem que prestar atenção na sua ignorância. Tem que se portar diante do seu entrevistado com a sensação de que ele sabe menos que o entrevistado. Ele não pode ser arrogante e nem prepotente e deve se portar de forma humilde, tolerante, se mostrando curioso e sempre aberto ao diálogo”, disse José Hamilton.

Após a análise, José Hamilton participou de debate sobre a produção de grande reportagem no telejornalismo com estudantes e a comunidade. Ele completou 60 anos de carreira em 2016. O repórter e editor do Globo Rural (Rede Globo) já redigiu oito livros, incluindo a obra “O Gosto da Guerra”, em que narra a cobertura da Guerra do Vietnã, pela Revista Realidade, em 1968. Naquela ocasião, o jornalista perdeu parte da perna esquerda em uma mina terrestre.

José Hamilton também é graduado em Direito, pela Uniube, e completou em 2014 o Jublileu de Ouro da Formatura de 1964. Segundo o Observatório da Imprensa, ele é o jornalista mais premiado do Brasil.

A equipe da TV Integração, afiliada da Rede Globo, produziu uma reportagem para o MGTV 1ª edição que mostra a visita do repórter José Hamilton na Uniube. Confira AQUI.