V CIDIL faz homenagem ao Centenário Mário Palmério | Acontece na Uniube

V CIDIL faz homenagem ao Centenário Mário Palmério

28 de outubro de 16

A abertura do V Colóquio Internacional de Direito e Literatura - CIDIL, homenageou o fundador da Universidade de Uberaba, Mário Palmério, em comemoração ao seu centenário, na quarta-feira (26). A homenagem foi proferida pela professora e coordenadora do curso de História da Uniube, Dra. Maria Aura Marques Aidar.

Na ocasião, foi focada a importância de Mário Palmério como político, estudioso, escritor e professor, relembrando o seu grande valor e influência. Relatou um pouco da sua vida e obra, mostrando como seus livros são atemporais e eternos tanto quanto ele.

A V CIDIL contou com uma vasta programação com palestras, oficinas, conferências, apresentações de trabalhos e painéis. Em sua quinta edição, o CIDIL buscou a produção de um conhecimento inovador e interdisciplinar, a partir da reflexão das obras de Shakespeare e de Cervantes, em homenagem aos 400 anos da morte de dois dos maiores nomes da literatura ocidental.

Para a aluna do 3° período de Direito da Uniube, Andressa Janhsen, esse evento é de extrema importância, pois os acadêmicos podem entrar em contato mais cedo com o ambiente jurídico. Sobre a importância do evento para sua formação, ela fala que “ o direito, que está diretamente ligado a várias outras manifestações de conhecimento, especificamente nesse colóquio com a literatura, mostra o quão grandioso pode ser a literatura trazida pelos livros no âmbito jurídico e quanto conhecimento podemos adquirir pela simples prática da leitura. Com excelentes palestras e com tantas pessoas de renome passando seu conhecimento é impossível que não se saia com qualquer tipo de enriquecimento de tal evento. Enriquecimento este pessoal, cultural e intelectual. ”

A CIDIL foi realizada, nos dias 26 a 28 de outubro, pela parceria entre Universidade de Uberaba (Uniube), a Rede Brasileira Direito e Literatura (RDL) e o Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Guanambi (FG).