Fórum Técnico Startups em Minas chega a Uberlândia | Acontece na Uniube

Fórum Técnico Startups em Minas chega a Uberlândia

20 de outubro de 16

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza na terça-feira (25/10) o segundo encontro regional do Fórum Técnico Startups em Minas – A construção de uma nova política pública. O encontro acontecerá em Uberlândia, Triângulo Mineiro. As atividades serão no Auditório da Uniube (Avenida Rondon Pacheco, 2.000, bairro Lídice), a partir das 8 horas. Interessados em participar podem se inscrever pelo Portal da ALMG.

O objetivo do fórum é colher sugestões da sociedade para a criação de uma política estadual de estímulo ao desenvolvimento das startups. Essas empresas podem ser definidas como organizações no início de suas atividades, projetadas para explorar novos produtos ou serviços, sob condições de extrema incerteza mercadológica.

De acordo com o deputado estadual Dalmo Ribeiro, autor do Projeto de Lei 3.578/16, que visa a criação desta política pública de fomento, o Triângulo Mineiro é um ambiente próspero para o empreendedorismo e não poderia estar de fora dos encontros regionais. “Sabemos que Uberlândia e região conta com uma comunidade de startups atuante e muito próspera, então será um encontro riquíssimo, onde poderemos desenvolver um importante debate sobre as necessidades dos empreendedores”.

Programação

Logo na abertura, o público participará de um painel de contextualização, com a assessora adjunta de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Elza Fernandes de Araujo; o pró-reitor adjunto da PUC Minas em Uberlândia, Carlos Henrique Oliveira e Silva Paixão; o diretor comercial da Aimirim Soluções Tecnológicas Integradas, Renato Pacheco Silva; o fundador da Trackage, Victor Hugo Espírito Santo Moreira; e o CEO da NetViagem, Alberto Graciano Ribeiro.

Após o painel, os participantes se dividem em discussões em grupos de trabalho, que devem prosseguir até o fim da tarde. No momento da inscrição, que é individual, a pessoa escolhe o grupo de trabalho do qual pretende participar. São três: Startups, empreendedorismo e inovação: conceitos, cultura e atores; Startups, políticas e desburocratização; e Startups, investimentos e incentivos.

Além dessas atividades, também acontecerão durante o evento a discussão e a aprovação do documento de propostas e a eleição dos representantes regionais para a etapa final do fórum técnico, que será na ALMG entre 23 e 25 de novembro.

Uberlândia se destaca em empreendedorismo

Com mais de 600 mil habitantes, Uberlândia é a maior cidade do Triângulo Mineiro e a segunda mais populosa do Estado. Com 27 mil empresas ativas, o município foi considerado o 18º mais favorável ao empreendedorismo no País em 2015, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras do Instituto Endeavor Brasil.

Nesse indicador, Uberlândia ficou à frente de 13 capitais, inclusive Brasília. A cidade se destaca com o menor tempo para abertura de empresas (24 dias) e também em quesitos como imagem do empreendedor e transporte interurbano. Conforme o estudo apontou, o município tem a melhor percepção sobre a relação entre empreendedores e funcionários. Além disso, também liderou a lista de melhor conectividade de rodovias.

Uma das startups de Uberlândia é a Sob Demanda, primeira plataforma de colaboração intelectual de acesso exclusivo para juristas. Além de dar publicidade a pedidos de colaboração intelectual feitos por advogados, o serviço fornece um ambiente seguro e sigiloso para a colaboração.

De acordo com o representante da startup, Gustavo Vitorino, a intenção é “potencializar a capacidade de produção intelectual dos advogados e ao mesmo tempo inserir estudantes de Direito no mercado de trabalho”.

A expectativa do empreendedor é de que o marco legal para as startups, proposto pelo Projeto de Lei (PL) 3.578/16, dos deputados Dalmo Ribeiro e Antônio Carlos Arantes, dê espaço e voz para esses empreendimentos.

"Por mais que a virtualização permita a participação a distância, entendo ser necessário que o poder público realize encontros presenciais que promovam o intercâmbio de conhecimentos e práticas, especialmente com atores internacionais e potenciais investidores”, completa.

Serviço: Etapa regionais do Fórum Técnico Startups em Minas: A construção de uma nova política pública - Uberlândia

Quando: 25 de outubro, terça-feira, a partir das 8h.

Local: Auditório da Uniube, campus Rondon – Avenida Rondon Pacheco, 2.000, bairro Lídice, Uberlândia.

Clique AQUI para mais informações.