Hemocentro móvel realiza coleta de sangue na Uniube | Acontece na Uniube

Hemocentro móvel realiza coleta de sangue na Uniube

07 de outubro de 16

A unidade do hemocentro móvel esteve presente na Universidade de Uberaba na última quarta-feira (05) para realizar coleta de bolsa de sangue e cadastro de doadores de medula óssea. A atuação desse hemocentro móvel na Uniube é uma parceria pelo projeto de Extensão “Amizade Compatível- Conscientização universitária para cadastro e doação de medula óssea a sangue. ”

O projeto Amizade Compatível é um projeto de extensão da Universidade de Uberaba, sendo uma iniciativa dos professores Aldo, Maria Thereza, Isabel e Valeska, e conta com a ajuda de estudantes da Universidade na divulgação de eventos de doação de sangue e medula óssea e também informações de como ser um doador. A doação de sangue consiste em um ato voluntário de permitir a retirada do seu próprio sangue para beneficiar as pessoas que necessitam receber sangue por qualquer motivo. Infelizmente ainda não foi encontrado nenhum substituto para o sangue, ou seja, é um tecido de extrema importância e valor, pois a sua ausência resulta em morte.

Foram coletadas 59 bolsas de sangue. Além disso, foram feitos 75 cadastros para medula óssea. O cadastro é feito a partir de uma coleta de 5 ml de sangue periférico. O hemocentro móvel vem à Uniube duas vezes ao ano, sendo uma vez a cada semestre. Este ano foram nos dias 01/06 e 05/10.

Segundo os coordenadores desse projeto, a importância de doar sangue e realizar o cadastro de medula óssea é, principalmente, possibilitar a ajuda ao próximo na perspectiva de tratamento de doenças para muitas pessoas que não possuem um doador compatível na família.