Uniube participa do VII Encontro Mineiro de Investigação na Escola

O VII EMIE- Encontro Mineiro de Investigação na Escola, aconteceu no último dia 30/09 na UFU - Campus Santa Mônica. A realização do evento contou com a parceria da Universidade de Uberaba. Participaram do evento, com apresentação de trabalhos, alunos, professores e coordenadores dos PIBIDs da Uniube com os cursos de Ciências Biológicas, Educação Física, Pedagogia e Interdisciplinar. A profa. Lilian M. B. Lima, coordenadora do PIBID C. Biológicas, foi uma das responsáveis pela parte da Coordenação Geral do evento.

Alguns dos trabalhos apresentados pelos alunos do PIBID foram: Ensino Lúcido e Aprendizagem significativa no ensino de ciências; O uso de atividades práticas no processo de ensino; Aprendizagem de Ciências Biológicas no Ensino Fundamental. O evento é voltado para professores da Educação Básica e da Universidade, estudantes de graduação e pós-graduação e outros atores envolvidos com trabalhos de investigação escolar e/ou de inovação da prática pedagógica.

O PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência oferece bolsas de Iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O PIBID faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

Segundo os organizadores do evento, o objetivo é incentivar o desenvolvimento de uma cultura de investigação-ação da prática pedagógica, coerente com diretrizes atualizadas da formação de professores. Reunir professores em ambientes que favoreçam o diálogo, a reflexão e entendimentos sobre o processo de ensino-aprendizagem que desenvolvem.