Projeto e pesquisa do curso de Engenharia Elétrica de Uberlândia é premiado | Acontece na Uniube

Projeto e pesquisa do curso de Engenharia Elétrica de Uberlândia é premiado

27 de setembro de 16

O projeto realizado pela profa. Mariana Cardoso Melo e pela aluna Letícia Segatto, intitulado "Proposta de jogo da memória para análise de desempenho cognitivo de deficientes intelectuais", apresentado na IV Mostra de Tecnologia em Saúde do IX Simpósio em Engenharia Biomédica, realizado na Universidade Federal de Uberlândia foi certificado como um dos melhores artigos.

Segundo as autoras, a proposta do projeto é avaliar o potencial do Jogo da Memória como tecnologia assistiva para alunos com deficiência intelectual, especialmente um jogo que trabalhe com a memória e que estimule a prática de exercícios físicos.

Foi desenvolvido um jogo, denominado Jogo da Memória, sendo disposto um notebook e um painel com quatro botoeiras de fliperama nas cores: amarela, azul, verde e vermelha.  Apresentando no vídeo do computador uma sequência de imagens coloridas, cada uma com uma cor específica:  amarela, azul, verde ou vermelha. Após a apresentação, o participante deverá selecionar nas botoeiras do painel, a sequência de cores apresentadas e, para que não haja dúvidas, as cores selecionadas serão indicadas no monitor.

Caso o jogador acerte, a mensagem é mostrada na tela. O objetivo é analisar a contribuição do Jogo da Memória para o desenvolvimento cognitivo dos alunos com deficiência intelectual, para que eles desenvolvam também habilidades que ainda não tinham sido testadas por eles antes de forma convencional.