MPHU realiza cirurgia de amputação em atleta paralímpico

Foi realizada no Mário Palmério Hospital Universitário a cirurgia de amputação, de parte da perna esquerda do paratleta e nadador João Carlos Paranhos Nogueira. Após 18 operações no joelho, sem resultados positivos, o atleta realizou uma campanha para arrecadar verba para sua cirurgia de amputação, porém o MPHU conseguiu realizá-la com total cobertura do Sistema Único de Saúde (SUS).

Devido a uma doença degenerativa na perna direita, ocasionada por um acidente de carro aos 14 anos, João Carlos realizou 18 cirurgias para melhorar a condição física e diminuir as dores musculares. Sem grandes resultados, optou por amputar parte da perna afetada. Por ser uma cirurgia de alto custo, e com falta de condições financeiras para o custeio, o paratleta, incentivado por um amigo, iniciou uma campanha no site Vakinha, para arrecadar o montante necessário. A campanha se estendeu para as redes sociais e veículos de comunicação da região.

Após ser procurado pela Secretaria de Saúde, a direção do hospital, sensibilizada pelo diagnóstico do atleta, prontificou-se a ajudá-lo a realizar a tão necessitada cirurgia. A equipe médica formada pelo coordenador do programa de residência médica em ortopedia do MPHU, Dr. Diminson dos Santos Braz e o Ortopedista Dr. Fernando Souto Borga, realizaram a operação com sucesso, no dia 5 de agosto. Após 2 dias de internação, o paciente recebeu alta e já recebe tratamento fisioterapêutico para reabilitação e adequação da prótese.

Coincidentemente, enquanto o país parava para ver a abertura dos Jogos Olímpicos, os familiares e amigos de João vibravam com mais uma vitória. A cirurgia de amputação significa a consolidação da sua atuação no meio esportivo. Segundo João, a iniciativa foi “a essência da medicina, que é reabilitar o ser humano para a sociedade”.

A verba que irá arrecadar pela campanha, será destinada à compra da prótese. A ação irá até o dia 24 de agosto e ocorre no site www.vakinha.com.br

ATLETA

João Carlos Paranhos Nogueira está com 44 anos, é casado e pai de 3 filhos. O paratleta de natação e conquistou o primeiro lugar no ranque nacional da Maratona de Águas Abertas. Treina, aproximadamente, 60 mil km em água por semana, conciliando com a fisioterapia devido à recente cirurgia de amputação. Futuramente pretende abrir uma escolinha de natação para pessoas de todas as idades.

Desde cedo, o paratleta demonstrou aptidão para o esporte. Com espírito competitivo, iniciou sua vida no esporte por meio do Judô, ainda criança. Aos 26 anos, em consequência de um acidente de carro, há 12 anos, começou a ter complicações na perna direita. Com 39 anos, após várias cirurgias e o abandono do esporte, acabou tendo uma forte depressão.

Foi então que um amigo o levou para conhecer um time de basquete de cadeirantes. “Chegando lá, eu vi que o meu problema era ser pequenininho”, relembra João. A partir daí seu olhar voltou-se novamente para o esporte. Convidado por um amigo, entrou para o time de natação de paratletas e funcionais. Desde então, nunca mais parou.