Uniube inicia as solenidades de colação de grau | Acontece na Uniube

Uniube inicia as solenidades de colação de grau

13 de julho de 16

A partir do dia 16 de julho em Uberlândia e 19 de julho em Uberaba, terão início as solenidades de colação de grau dos formandos da Uniube. O principal requisito para que o estudante esteja apto a participar da colação de grau é ter completado todas as etapas estabelecidas pela Instituição de Ensino, que estão baseadas no regulamento e nas leis oficiais do País para o exercício de uma profissão de ensino superior. Na ocasião, o aluno concluinte receberá um certificado de conclusão, representando e certificando todas as suas competências dentro de uma determinada área do conhecimento. É a partir desse momento que, oficialmente, o aluno passa a obter o título de graduado, que é outorgado pelo Reitor.


Todas as cerimônias de colação de grau seguem um protocolo de apresentação, considerado um ato acadêmico solene e público, com a presença dos diretores e/ou reitor da Universidade, professores e demais membros da comunidade acadêmica, do patrono, do paraninfo e nome das turmas, dos homenageados, dos oradores, alunos e convidados. patrono da turma é uma figura de grande importância no campo científico em que estão inseridos os formandos. A escolha do patrono é feita por eleição entre os alunos, levando em consideração a notoriedade e saber acadêmico dessa personalidade. O paraninfo, por sua vez, é um professor ou profissional de influência e prestígio, também escolhido por eleição entre os formandos. 


Uma das principais particularidades das colações de grau é o traje, que consiste numa beca da cor preta, com uma faixa na cintura (da cor oficial do curso) e o capelo, que deve ser colocado na cabeça do aluno apenas depois de lhe ser conferido o grau. Normalmente, o padrinho escolhido por cada formando também é o responsável em pôr o anel de formatura no dedo de seu "afilhado". As solenidades de colação de grau da Universidade de Uberaba, de cursos nas modalidades presencial e a distância, acontecerão nos horários de 10h e 20h, no Centro de Eventos da ABCZ, com transmissão em tempo real pelo projeto Webcom, do curso de Comunicação Social.  O professor Luís Fernando Ribeiro de Oliveira é o idealizador e responsável pelo projeto. Para acompanhar, acesse https://www.uniube.br/formaturas/transmissoes 


Os ensaios começam a partir do dia 18 e acontecem no Centro de Eventos da ABCZ. Neste mês de julho, a Uniube irá graduar cerca de 700 alunos em Uberaba e 263 alunos em Uberlândia. Lá, o evento acontecerá no Center Convention, totalizando cerca de 1.000 alunos. Mais uma vez se encerra um ciclo na Universidade com as formaturas no mês de julho e, no início de agosto, temos o ingresso de novos alunos que escolhem e apostam na qualidade de ensino fornecida pela Uniube.