Uniube participa do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Quatro trabalhos de pesquisa científica e um de mostra competitiva foram apresentados no XXI Congresso de Comunicação da Região Sudeste - Intercom. O Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação é organizado desde 1977, sem interrupções. Cerca de 3.500 pessoas participam dos encontros a cada ano, entre pesquisadores, profissionais e estudantes de todo o Brasil, América Latina e Europa.

Este ano, o Congresso teve como tema central “Comunicação e Educação: Caminhos integrados para um mundo em transformação”. A partir desse tema, foram debatidos tópicos nas áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade, Rádio, Televisão, Cinema, Políticas Públicas de Comunicação, Produção Editorial e de Conteúdo para Mídias Digitais, entre outros.

O congresso foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de junho, na cidade de Salto (SP). Na oportunidade, a professora Indiara Ferreira apresentou o trabalho “Assessoria de Comunicação no Terceiro Setor: a experiência dos alunos de Jornalismo da Uniube”. Já os alunos Drica Miotto, Talyson Oliveira (5° período de Jornalismo) e Mariana Bananal (7° período) apresentaram seus trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisas em Novas Teorias da Comunicação (Nupentec), da Uniube. O projeto visa analisar a cobertura do Portal Uol sobre os Black Blocs, dentro das vertentes de Jornalismo e da Biocomunicação (como a comunicação afeta a vida das pessoas).

A aluna Mariana Bananal também concorreu na mostra competitiva Expocom, com o trabalho “Jornal Revelação: a crise da água chegou ao cerrado mineiro”, na categoria Jornal Laboratório Impresso. O jornal foi classificado entre os cinco melhores da região Sudeste. Apesar do empenho, foi o jornal Cardápio, do Centro Universitário Toledo, da cidade de Araçatuba (SP), o eleito para representar o Sudeste na etapa Nacional do evento, em setembro, na capital paulista.