FUCAMP inaugura Memorial Mário Palmério | Acontece na Uniube

FUCAMP inaugura Memorial Mário Palmério

14 de junho de 16

Em comemoração ao centenário de nascimento do escritor e fundador da Universidade de Uberaba, Mário Palmério, a FUCAMP (Fundação Carmelitana Mário Palmério) inaugurou na última quinta-feira (9), o memorial que conta a história por meio de fotos, livros, vídeos e documentos deste que foi uma das mais ilustres personalidades de Monte Carmelo. Membro da Academia Brasileira de Letras, político, sertanista, embaixador do Brasil no Paraguai, compositor, músico e, acima de tudo, professor, Mário Palmério deixou um grande legado para a cidade: a Educação.

“O Memorial Mário Palmério foi estruturado com o intuito de manter viva a história deste homem que ainda faz história em nossa cidade e região por meio da Fundação Carmelitana Mário Palmério (FUCAMP), sendo um dos grandes idealizadores desta Instituição” explicou o diretor da FUCAMP, professor-mestre, Guilherme Ghelli. Também foi inaugurado o memorial on-line, que é a extensão do memorial físico, localizado na biblioteca da Instituição. Ele pode ser acessado pelo endereço: http://www.fucamp.edu.br/memorial-mario-palmerio/

Uma noite de homenagens

Durante o evento, o Reitor da Uniube e Presidente de Honra da FUCAMP, Marcelo Palmério foi homenageado pelo trabalho de viabilização da Fundação.
Para Marcelo Palmério, o evento foi emocionante: “primeiro pela homenagem e depois, por ver o quão magnífico está o Campus que ele (Mário Palmério) trouxe para a cidade. Aqui há espírito de dedicação, empenho e do acreditar na educação. Tenho certeza de que o dia em que o MEC vir e sentir esse espírito, o Centro Universitário está garantido”, conclui Marcelo.

A FUCAMP teve origem no final da década de 1990, derivada do Campus VI da Uniube, localizado em Monte Carmelo. Naquela época, era ofertado o curso de Pedagogia. Com a criação da Fundação, mais cursos foram sendo criados. Hoje a FUCAMP oferece 12 cursos, sendo eles: Direito, Administração, Ciências Contábeis, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Psicologia, licenciaturas em Ciências Biológicas, Letras Português-Inglês, Letras Português-Espanhol, Pedagogia e o tecnólogo em Sistemas para Internet. Ao todo são 2000 estudantes que contam também com cursos de pós-graduação.

FUCAMP será ampliada

Durante o evento, a FUCAMP também agradeceu ao prefeito Fausto Reis Nogueira e aos vereadores de Monte Carmelo, pela doação de um terreno de 8.900m² destinado à ampliação das instalações da Faculdade e criação de novos cursos. “Como educador, posso afirmar que toda iniciativa em apoio ao ensino resulta em bons frutos. A FUCAMP é uma instituição muito séria e importante que vem crescendo ao longo dos anos e contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade. A sua expansão, com certeza, fortalecerá ainda mais o nome de Monte Carmelo como um polo educacional para a nossa região”, afirmou Fausto. A expectativa dos dirigentes da Fundação é de que ela se transforme em Centro Universitário em breve.

Acesse aqui a galeria de fotos do evento.