Uniube participa da ExpoZebu Dinâmica

A Universidade de Uberaba (Uniube) participa da ExpoZebu Dinâmica – a feira que alimenta a pecuária, de 2016. Como centro de pesquisa, a Universidade leva à feira projetos elaborados pelos cursos do Agronegócio, Medicina Veterinária, Engenharia Ambiental e participação do Instituto de Tecnologia da Uniube (Itec), incubadora da universidade.

Os alunos de Agronegócio, coordenados pela professora Ana Cláudia Chesca, apresentam dois projetos: um método de purificação da água usada na irrigação, que demora, aproximadamente, 78% a menos para verificação da sua qualidade; o outro é o programa Queijo Minas Artesanal. A Uniube junto com a Emater/MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) conseguiram a legalização da produção de queijo da região de Pratinha, proporcionando aos produtores a independência e atravessadores (intermediários entre os produtores e os consumidores).

Os alunos do curso de Medicina Veterinária, sob coordenação do professor Juliano Bergamo, expõem o projeto “Viver do Leite”. O projeto consiste em transformar os resíduos líquidos da cervejaria em resíduos secos para alimentar os ruminantes, fornecendo um alimento novo para nutrição animal, economicamente viável e com uma característica nutricional alta. Esse mesmo programa alcançou 2ª colocação no “Desafio Regional de Inovação” promovido pelo grupo Algar Agro.

A Engenharia Ambiental apresenta diversos projetos com a coordenação da professora Francienne Gois Oliveira. Dos projetos apresentados, estão o do jambolão, de compostagem, de recuperação de áreas degradadas e o de qualidade e manutenção da água. “Tanto o agricultor familiar, como empresários, profissionais de outras universidades têm vindo nos questionar. A compostagem é uma coisa que ainda atrai muitas pessoas. Reaproveitamento de resíduo, como posso melhorar e aumentar o valor agregado de uma propriedade transformando resíduo em um produto e deixando de poluir o ambiente... ”, relatou a pesquisadora da Uniube, Elizabeth Uber, ao ser questionada sobre qual projeto está chamando mais a atenção.

O Instituto de Tecnologia Uniube (Itec) participa com o objetivo de promover o conhecimento da incubadora e atender aos novos projetos de agricultores, que serão desenvolvidos na Universidade de Uberaba pelos estudantes de Engenharia Ambiental, Elétrica, de Produção e/ou da Computação.

A participação dos universitários em um evento deste porte é de suma importância. O desenvolvimento de projetos é muito positivo, pois além de uma forma de aprendizado prático, prepara-os ativamente para o mercado de trabalho. Cada curso apresenta projetos ligados à educação ambiental, produção e pecuária. Além de expor seus trabalhos, é um incentivo para que os alunos desenvolvam novos projetos ligados à área e possam repassá-lo para a sociedade.

A ExpoZebu Dinâmica foi criada para alimentar a pecuária e nutrir o pecuarista com informação, tecnologia e lucro. Complementa a Expozebu, a maior exposição zebuína do mundo. Acontece nos dias 04 e 06 de maio, na Estância Orestes Prata Tibery Júnior, MG427 Km02, rodovia que liga Uberaba a Conceição das Alagoas.