Representantes do ITEC (Instituto de Tecnologia Uniube) visitam a Usina Santo Ângelo | Acontece na Uniube

11 de abril de 16

Professora Dionir Andrade - gestora do ITEC, professor Edilberto Teixeira – gestor do Curso de Engenharia de Computação e professor José Roberto Finzer – coordenador do Mestrado Profissional em Engenharia Química da Uniube, visitaram a Usina Santo Ângelo, instalada no município de Pirajuba/MG onde foram recebidos pelo gerente industrial da Usina, José Aparecido Sanches.

Um dos objetivos da visita foi apresentar a proposta de realização pelo ITEC, de serviços tecnológicos especializados para o Sistema de Controle Inteligente de Processos Industriais. Com o uso desse sistema é possível fazer Controles diversos como da Densidade da Saída do Etanol, Temperatura da Coluna, Vasão de Vinho e de Vapor e Controle do Ph do Caldo.

O Sistema de Controle Inteligente de Processos Industriais faz uso de recursos tecnológicos que permitem automatizar diversas fases do processo industrial na usina, por meio de software específico e, assim, controlar de forma ágil e eficaz as etapas da produção, favorecendo a melhoria da qualidade dos produtos, a redução de variabilidade de dados e de desgastes dos equipamentos e a economia de matéria-prima e de energia consumida no processo.

A visita teve também como objetivo firmar parceria com a Usina Santo Ângelo para a realização de ções conjuntas envolvendo o Curso de Mestrado Profissional em Engenharia Química da Uniube.

As ações de integração do ITEC com as usinas de açúcar e álcool contam com o apoio de Douglas Martins, Gerente Administrativo da SIAMIG Bioenergia, Etanol e Açúcar: Associação das indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais, que tem feito contato com todas as usinas, visando, assim, favorecer a integração entre a academia e a indústria.