15 de dezembro - Dia do Arquiteto | Acontece na Uniube

15 de dezembro - Dia do Arquiteto

15 de dezembro de 15

ARQUITETURA E URBANISMO

Arquitetura é uma ciência dos primórdios do tempo, quando os homens começam a fixar moradias. Com a chegada da família Real Portuguesa ao Brasil, em 1808, surge a necessidade da formação de uma escola de Belas Artes. Em 1826, é inaugurada a Academia Imperial de Belas Artes, primeira escola com formação em arquitetura. Os profissionais aí recebiam o título de engenheiros arquitetos e somente depois da metade do século XX é feito o desmembramento entre estes profissionais.

O Dia do Arquiteto ficou estipulado, a partir de 2015, no dia 15 de dezembro, data de nascimento de Oscar Niemeyer.

O Arquiteto e Urbanista é um profissional que possui, entre suas atribuições, a de elaborar e executar projetos de arquitetura, urbanismo, paisagismo, meio ambiente, restauro de patrimônio histórico, cultural e artístico, conforto ambiental.

Segundo o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo, “o uso do título de ‘arquiteto’ é restrito aos profissionais licenciados ou registrados e a atuação profissional é fiscalizada por instituições destinadas a esse fim. Também é prática comum a adoção de um código de ética e disciplina estabelecendo regras gerais para a atuação dos arquitetos junto aos clientes, aos colegas e em relação à sociedade. No Brasil, o artigo 6º da Lei nº 12.378 estabelece que o título de arquiteto e urbanista só pode ser usado por pessoas com registro no CAU e que tenham formação superior em Arquitetura e Urbanismo em instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação”. (MANUAL DO ARQUITETO, CAU BR, 2015, p.46).

Foi a Universidade de Uberaba que instituiu o primeiro curso de Arquitetura e Urbanismo do interior de Minas Gerais em 1990, portanto, comemorando, neste ano, 25 anos de existência. Vários eventos foram realizados durante o mês de maio em comemoração a este importante acontecimento.

O destaque dos profissionais formados pela Instituição juntamente com todos os arquitetos que, mesmo não formados aqui, escolheram Uberaba para trabalharem, enche-nos de orgulho.

Parabéns Arquitetos e Urbanistas pelo seu dia e pela sua dedicação e esforço em concretizar sonhos em traços!