Uniube sedia 1ª Startup Weekend

A Uniube sediou, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, o 1° Startup Weekend Uberaba (SWU). Além de patrocinadora, juntamente com o Sebrae, a Uniube cedeu instalações do campus Aeroporto para a realização das atividades. Foram 110 participantes, 14 mentores e cinco jurados, que se reuniram na Biblioteca Central e no anfiteatro D56 para os três dias de evento.

Nasceram 18 startups, das quais saíram três vencedoras e uma menção honrosa. Nas quatro equipes premiadas, havia alunos da Uniube, dos cursos de Publicidade e Propaganda, Sistemas de Informação e Engenharias. Professores da instituição também participaram.

No grupo de jurados, estavam o gestor de operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, o maior investidor anjo do Brasil, João Kepler, o gerente executivo da Nelltech, Leandro Melo, a professora de empreendedorismo da UFTM, Núbia Ferreira, e o innovation management officer (IMO) do Grupo Algar, José Mauro Floriano.

A coordenadora da Unitecne, incubadora da Uniube, Raquel Resende, considera que o evento foi excelente. “O aprendizado da SWU muda a mente das pessoas. Quem chega na incubadora com a experiência do evento, tem um midstep diferente”, comenta. Ela ainda ressalta a importância das etapas de validação junto ao público na rua.

Em primeiro lugar, venceu a startup DocVet, que visa um contato direto com veterinários e cuidados com os animais para orientação imediata. Alunos de Publicidade e Propaganda participaram da equipe como designers. Em segundo, venceu a Farmática, aplicativo de vendas on-line de medicamentos. Nesta startup, professores e alunos do curso de Sistemas de Informação participaram, formando a equipe completa.

Em terceiro lugar, venceu a 3GO, rede social que reúne quem tem ideias e pessoas que trabalham com inovação. Nesta, alunos de Sistemas de Informação trabalharam como desenvolvedores. Na menção honrosa, foi premiada a startup Pão de QueijUAI. Participaram também, outros dois alunos de Publicidade e Propaganda.

Para a coordenadora do evento na Uniube, professora Dionir Andrade, o 1ª Startup Weekend um marco decisivo para quem participou. “Com isso, o empreendedorismo foi fortalecido nos cursos da instituição e na comunidade Zebu Valley”, comentou. Ela ainda frisou que foi gratificante acompanhar como 54 horas de ideias se transformaram em negócios, e que cabe a cada um dos participantes desenvolverem o seu projeto.

O evento foi realizado pela comunidade ZebuValley com o patrocínio do Sebrae e da Uniube. Contou com diversos parceiros, como a Prefeitura Municipal de Uberaba, Parque Tecnológico de Uberaba, Finep, Unitecne e Nelltech e o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), Faculdades Integradas de Uberaba (FAZU), Central de Intercâmbios (CI), Jornal da Manhã, Mundial Comunicação Visual, NDM, Rádio Jovem Pan, Senai, Utec, IBM, Panificadora Bonsalito, Publi Editora e Gráfica, Good Soy, D’Santos e Belive.