Aluna de Pedagogia da Uniube desenvolve projeto virtual para Educação Infantil em Rio Verde | Acontece na Uniube

Aluna de Pedagogia da Uniube desenvolve projeto virtual para Educação Infantil em Rio Verde

17 de junho de 21
1 / 3
2 / 3
3 / 3

Devido à pandemia da covid-19, a estudante de pedagogia da Uniube do polo de Rio Verde (GO), Kelen Helena de Oliveira, precisou adaptar as atividades da disciplina Atividade Prática em Educação Infantil para o formato digital. O resultado foi a criação de um projeto que visa à gravação de vídeos com coreografias musicais infantis e possibilita o trabalho dos gestos, da escuta, da fala, do pensamento e da imaginação de crianças. O projeto foi destaque na mídia e já é utilizado nas salas de aula. 


O objetivo da disciplina Atividade Prática em Educação Infantil é conciliar a teoria e a prática, por meio de ações a serem trabalhadas com crianças. "Realizei pesquisas para encontrar a melhor versão da música "Boneca de Lata", confeccionei a roupa, gravei o vídeo (várias vezes), editei o cenário em um aplicativo e, após aprovação, o vídeo foi compartilhado em turmas do WhatsApp da Educação Infantil da escola em que eu estava fazendo o estágio remoto", conta a aluna.


A adaptação em relação ao  ambiente virtual surgiu pela necessidade de distanciamento social, ocasionada devido à pandemia do novo coronavírus. "Os professores das escolas públicas do município de Rio Verde estão ministrando aulas a distância, portanto projetos que possibilitam conciliar as teorias estudadas durante o curso com a prática das escolas contribuem para a formação dos estagiários do Curso de Pedagogia e contribuem também para o desenvolvimento das aulas on-line das escolas", complementa.


Kelen já é formada em Matemática e possui mestrado em Educação Matemática. "A vontade de cursar Pedagogia surgiu a partir do Mestrado, por ser da área de Educação. Eu gostei muito da área e das disciplinas e percebi que queria fazer Pedagogia, pois sempre busquei práticas mais lúdicas para poder ensinar meus alunos, então, eu vi que esse novo curso iria contribuir muito para a formação que eu já possuo.E eu sou sim, sou leve, sou alegre, sou espontânea. Tem tudo a ver com a Pedagogia, eu me encontrei nessa área e ela complementou aquilo que faltava", continua. 


Ainda segundo a graduanda, o curso de Pedagogia da Uniube está auxiliando nesse processo. "O curso é ótimo, livros de qualidade que recebo em casa, as aulas on-line gravadas pelos professores complementam a aprendizagem, as atividades propostas contribuem para a formação. Tenho certeza de que tudo que tenho aprendido será importante para minha atuação como futura professora, aprendi coisas muito importantes para minha profissão durante a graduação em Pedagogia da Uniube, acredito que o curso tem me preparado para profissão de professora (pedagoga) e para prestar concursos na área". 


Destaque em mídia nacional


O projeto desenvolvido por Kelen foi divulgado no programa Encontro com Fátima, da Rede Globo, no quadro "Oi da Plateia". "Eu me inscrevi, mas não achei que daria certo, então apenas enviei algumas fotos, não enviei vídeo. Poucos dias após me inscrever, a produção do programa me ligou e pediu que eu gravasse um vídeo enviando uma mensagem, foi quando comentei sobre o vídeo da minha atividade prática e eles pediram que eu enviasse". 


No dia em que foi exibido o vídeo, Kelen não estava acompanhando o programa. "Eu estava fazendo uma atividade do curso e comecei a receber mensagem no celular de algumas pessoas que me conhecem falando que tinham me visto no programa. Eu fiquei muito feliz, apesar de não ter assistido na hora, mas eu corri para o site e pude ver o vídeo de minha participação. Fiquei mais contente ainda por mostrar o quanto os professores têm se dedicado para ministrar aulas on-line e fazer sempre o melhor dentro do possível", finaliza.