Direito Uniube promove palestra sobre Ciências Criminais | Acontece na Uniube

Direito Uniube promove palestra sobre Ciências Criminais

22 de abril de 21
1 / 1

O curso de Direito da Uniube Uberlândia promoveu, na última semana, uma palestra sobre a importância das Ciências Criminais, ministrada pelos professores de Direito e mestres, Victor Henrique Machado Duarte e Edihermes Marques Coelho. O evento faz parte da série de atividades extracurriculares promovidas pelo curso no formato on-line


O encontro foi uma oportunidade de aprendizado e debate dos alunos com profissionais na área. Além de trazer temas atuais e importantes para o Direito, as atividades também ofereceram a possibilidade de participação dos acadêmicos. "Foram proporcionados temas de suma relevância sobre criminologia e direito penal, além do desenvolvimento de pesquisas, o que, para uma universidade e seus graduandos, enriquece muito o currículo", afirmou a estudante do primeiro período de Direito. 


Maria Paula Duarte Brasileiro, estudante do quinto período, comentou sobre a relevância da palestra para os graduandos que detêm interesse em seguir a carreira docente, uma vez que um dos assuntos tratados foi sobre a necessidade de produções científicas durante a graduação. "O Professor Edihermes, de forma clara e didática, apresentou quesitos importantes para a realização de uma boa pesquisa, elucidando e incentivando, tanto os alunos quanto o corpo docente, a produzirem pesquisas científicas jurídicas. Por fim, é nítido que palestras como esta são fundamentais para a aderência de alunos à produção acadêmica, dentro da Uniube", completou a universitária. 


A palestra também produziu ótimas reflexões tanto para os alunos novos, como para estudantes que já estão na fase final da graduação. "De forma geral, adorei a palestra e espero que tenhamos mais oportunidades. Gostei bastante da exposição como um todo. O Professor Edihermes me ajudou a enxergar um novo ponto de perspectiva sobre como o método de estudo deve ser trabalhado, além de expor as falhas existentes nos dias de hoje", concluiu o acadêmico do sétimo período, Rafael Aparecido Rodrigues Santos.


Um dos palestrantes e professor do curso de Direito da Uniube, Victor Henrique Machado Duarte, discorreu sobre a importância de o aluno entender que a graduação não se resume a aulas, textos, trabalhos e provas, mas é um ambiente que permite a imersão em atividades complementares. "O aluno pesquisador ingressa em um novo caminho, no qual irá vivenciar novas metodologias de estudo e produção de conteúdo. Para além do autodesenvolvimento, o discente desenvolverá habilidades únicas de análise, senso crítico, formação de opinião e produção acadêmica e científica. Pensamos neste evento como um pontapé inicial para este estímulo. Nossos alunos merecem e precisam desses espaços", esclareceu o mestre em Direito. 


Os eventos extracurriculares são constantes no curso, o objetivo é expandir o conhecimento dos alunos para além do que é aprendido em sala de aula e, consequentemente, provocar uma vida acadêmica com mais reflexões e oportunidades. "Para nós, professores do curso de Direito da Uniube, uma boa formação jurídica exige conhecimentos e habilidades que existem além das práticas processuais e do domínio teórico do sistema legislativo de um país. Nosso intuito é oferecermos à sociedade profissionais tecnicamente competentes e cientificamente críticos. O corpo docente que reunimos em nosso curso está preparado para formar estudantes com este perfil", finaliza o professor e coordenador do curso de Direito, Alexandre Corrêa.