Ex-aluna da Enfermagem é aprovada em residência multiprofissional | Acontece na Uniube

Ex-aluna da Enfermagem é aprovada em residência multiprofissional

16 de abril de 21

Ex-aluna do Curso de Enfermagem da Universidade de Uberaba (Uniube), Maria Paula Vieira Nunes, foi aprovada no Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A ex-aluna, que se formou em janeiro deste ano, conta que a aprovação já era esperada desde a graduação e servirá para decisão final sobre a área de atuação que pretende seguir.

Maria Paula explica que já havia prestado prova de residência em outras três universidades, ainda durante a época da graduação. Para ela, a aprovação na residência da UFU logo após a conclusão do curso é garantia de experiência e troca de conhecimentos sobre as áreas de atuação.

"Estou vivendo uma experiência completamente diferente do que eu imaginava. Espero que este momento vá além de contribuir apenas com meu conhecimento. Quero que seja uma experiência para descobrir se atuar com pacientes críticos e pacientes em estados graves, com riscos mais iminentes, é a minha vocação", explica.

A coordenadora do Curso de Enfermagem, professora doutora Carolina Beatriz Cunha Prado, conta que a aprovação da Maria Paula é motivo de muito orgulho não somente para a aluna, mas também para todos os professores que conviveram com ela e sabem da dedicação e esforço da residente. "Ver o sucesso e o crescimento dos nossos egressos é a melhor sensação que existe. A aprovação em um programa de residência deve ser motivo de muito orgulho tanto para ela quanto para nós, porque é um processo concorrido e que o currículo tem muito peso. Ou seja, todo o esforço e dedicação que ela teve, aliados às oportunidades que a Universidade proporciona, foram decisivos para essa conquista", compartilha Carolina.

Ainda segundo a coordenadora, no Curso de Enfermagem, todos os professores, desde o primeiro período, incentivam o crescimento profissional dos alunos e apresentam a gama de possibilidades após o período universitário, como a pós-graduação, residência, mestrado e doutorado. "Damos dicas que podem facilitar o acesso deles a esses caminhos e os incentivamos a participar de Ligas Acadêmicas, Projetos de Pesquisa e Extensão, Eventos Científicos, entre outros. Temos uma empregabilidade de recém-formados excelente, acima da média, e isso se deve às oportunidades de atividades extracurriculares que eles encontram na Uniube", explica.

Aos futuros colegas de profissão, Maria Paula aconselha a correrem atrás dos sonhos, com dedicação e estudo e que saibam aproveitar as oportunidades que a Universidade dispõe aos alunos. "Temos que continuar correndo atrás dos nossos sonhos, pois são eles que nos movem, e com relação aos estudos, o embasamento científico se faz necessário em todas as áreas, principalmente na enfermagem. Tudo é possível com muito estudo e muita dedicação", conclui a residente.