Ex-residente da Uniube é aprovado em processo seletivo para atuar no Hospital de Base | Acontece na Uniube

Ex-residente da Uniube é aprovado em processo seletivo para atuar no Hospital de Base

12 de fevereiro de 21
1 / 1

O ex-residente da Uniube, Diego Augusto Flôres, pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção à Saúde em Rede, foi aprovado em processo seletivo para fonoaudiólogo intensivista na Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (Funfarme). Diego irá atuar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) de neurologia e, principalmente, da Covid-19.


O processo seletivo foi constituído por fases no Hospital de Base de São José do Rio Preto, um complexo hospitalar referência no Estado de São Paulo. "Com a aprovação, senti-me radiante pela oportunidade de integrar a equipe multiprofissional de um complexo hospitalar reconhecido pela excelência e sentir-se parte da continuidade na missão e valores do Hospital de Base", enaltece Diego.


Com foco na assistência à UTI, principalmente nas UTIs que atendem casos da Covid-19, Diego pontua que trabalha com segurança e atenção no tratamento ao paciente crítico. "O paciente crítico é aquele que apresenta risco iminente de perder a vida ou em frágil condição clínica decorrente de trauma ou outras condições, necessitando de um cuidado integral e intensivo. Com este período caótico, devido à pandemia da Covid-19, a nossa atuação tem sido amplamente fortalecida no suporte a esses pacientes".


O Fonoaudiólogo intensivista, sendo assim, torna-se fundamental para o desempenho terapêutico do paciente. "A gente visa avaliar, identificar e reabilitar disfagias orofaríngeas, alterações de linguagem em pacientes com patologias neurológicas adquiridas (AVC, Parkinson, Alzheimer, Tumores). Também, auxiliar no processo de decanulação, conforme protocolos e desmame de sonda nasoenteral (via alternativa de nutrição e hidratação), com a finalidade de restabelecer a alimentação via oral, com segurança, evitando riscos de aspiração laringotraqueal. Através do planejamento do suporte clínico, somado ao cuidado integral e humanizado, é possível participar e acompanhar a evolução do paciente", continua Diego.


Para o ex-residente, o diferencial para essa conquista foram os conhecimentos aprimorados e adquiridos na especialização feita na Uniube. "O programa sobressai devido à atuação do residente nos três níveis de atenção à saúde, além da atuação nas UTIs Neonatal e Adulto, Clínicas Cirúrgicas, Enfermarias, Serviço de Atenção à Saúde Auditiva, UBS e UMS, sempre prezando pela qualidade e segurança na assistência multiprofissional e humanizada", complementa.


Durante a atuação como residente, Diego afirma ter tido todo o suporte e apoio da coordenação, de profissionais especialistas e do corpo docente da Uniube. "A residência foi um período lindo e memorável de crescimento profissional e pessoal que levarei comigo por toda a vida. Somos fomentados para o raciocínio clínico, não permanecendo apenas no modelo biomédico, além de contar com preceptorias, aulas teóricas e principalmente a prática baseada em evidência científica, o estímulo na participação de eventos, congressos, ligas acadêmicas e cursos de extensão curricular", finaliza.