68% dos aprovados no exame da OAB em Uberaba são alunos da Uniube | Acontece na Uniube

68% dos aprovados no exame da OAB em Uberaba são alunos da Uniube

02 de fevereiro de 21

Os alunos e egressos de Direito da Universidade de Uberaba (Uniube) se destacaram na 2ª fase do XXXI Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Uberaba. Ao todo, dos 85 aprovados no exame, 58 representam a Uniube, ou seja, quase 68% das aprovações.

Para a diretora do curso de Direito, Andrea Queiróz Fabri, o resultado, divulgado pela OAB na última semana, mostra a eficácia nas formas de ensino da Instituição, que sempre prepara e inova o currículo para que os alunos possam se manter atualizados. "A gente acredita que está no caminho certo, 68% dos aprovados na segunda fase em Uberaba é muito importante, mesmo porque todos esses alunos quando fizeram a prova estavam no 9º período, na primeira fase, e agora na segunda fase, por causa da pandemia, eles estavam no 10º período, ou seja, eles antes de formar têm a carteira da OAB na mão e estão aptos para o mercado de trabalho", enaltece.

É o caso da ex-aluna Marcela Ferreira e Ferreira, que decidiu fazer a prova da OAB durante a graduação, no 9º período. "No oitavo período eu já fui pensando como poderia estudar. Para a primeira fase, eu estudei sozinha, fiz vários simulados. Lembro que eu estagiava até as 18h, chegava à minha  casa, ia caminhar para dar uma espairecida , tomava banho, jantava e, às 19h30, eu já estava estudando, fazendo provas e ia até umas 23h", compartilha.

Para a segunda fase, por se tratar de uma área específica, prova aberta, Marcela decidiu complementar a preparação. "Durante essa época para a segunda fase o estudo me tomou mais tempo. No meu estágio eles me ajudaram, passavam-me o que era essencial para eu ter mais tempo para estudar. E na última semana antes da prova, eu já dedicava 100% do meu tempo, parei de fazer caminhada e ficava até tarde estudando e revisando a matéria".

Os alunos da Uniube possuem contato com projetos e programas de Extensão e Iniciação Científica, o que auxilia na melhor formação profissional. "Todos os setores da Universidade trabalham para uma educação de excelência, nós temos excelentes bibliotecas digitais com livros, revistas, os alunos têm acesso a caderno de estudos integrados, a audiências, os professores exigem que  essas sejam assistidas, existem trabalhos ligados a Direito e à Literatura, existe um simulado que busca trabalhar as várias competências dos alunos dentro do curso nos moldes da prova da OAB em termos de números de questões e percentual de acertos", pontua a diretora.

Durante a pandemia da Covid-19, os estudantes continuaram as atividades. "Todas as mudanças, principalmente a questão do Direito eletrônico, a questão digital, a primeira audiência on-line da comarca de Uberaba foi na Uniube, a Universidade entrou na frente na pandemia com o ensino remoto. Existe todo um trabalho contínuo de todas as equipes da Universidade com os cursos e o curso de Direito se insere nisso. A gente se preocupa muito também em trabalhar o lado ético e o lado humano destes profissionais, eu acho que esse diferencial da Uniube é muito importante para os dias atuais em relação a tudo isso que a gente vive no mundo", continua Fabri.

A qualidade do ensino aliada aos esforços de Marcela resultaram na sonhada aprovação. Agora, a ex-aluna já se prepara para a próxima etapa. "Uma etapa mais difícil, entrar no mercado de trabalho, destacar-me, ganhar minha independência econômica e tudo mais, mas eu me sinto muito feliz, muito realizada, muito competente e preparada também para o próximo passo. Pretendo estudar mais, fazer um curso de inglês, também fazer uma pós-graduação, um mestrado, que eu também acho muito importante. Pretendo arrumar um emprego, ir para uma cidade maior. Vou continuar estudando, enviar currículo, conversar com as pessoas e quando uma oportunidade aparecer para mim estarei pronta e espero que preparada também!", finaliza Marcela.