Uniube está entre as 54 universidades com maior taxa de alunos com estágio remunerado | Acontece na Uniube

28 de janeiro de 21

A Universidade de Uberaba (Uniube) foi destaque na pesquisa divulgada pelo Quero Bolsa e Ministério da Educação (MEC) como uma das 54 universidades do Brasil com maior taxa de estudantes que recebem bolsa-auxílio em estágio não obrigatório. Somente na Uniube, mais de mil alunos de estágios não obrigatórios possuem bolsa.

O estágio tem o objetivo de oferecer tanto contato prático com a área de formação escolhida como ser um diferencial na disputa de vagas no mercado de trabalho. Como forma de orientar e auxiliar os graduandos nesta busca pelo estágio, a Uniube conta com o Programa de Estágio (PROEST), setor institucional que tem como objetivo o estabelecimento de convênios com empresas que ofertam estágios para os alunos, tanto obrigatórios como não obrigatórios. O Programa possibilita o trâmite de documentos necessários à regulação dos estágios, seguindo a legislação vigente, e a divulgação das vagas ofertadas, tanto para alunos presenciais quanto a distância.

O PROEST é importante por proporcionar ao estudante a primeira prática profissional. "Para os estágios curriculares, que são obrigatórios, garante segurança para os alunos, empresas e instituição de ensino, uma vez que os documentos são tramitados conforme rege a lei de estágio e o MEC e os alunos são assegurados por meio de Apólice de Seguro. Já os estágios opcionais (não obrigatórios) oportunizam aos alunos o contato prático com o universo do mercado de trabalho, experiências profissionais práticas somadas à fundamentação teórica, e garantem especialmente oportunidades do primeiro emprego", explica a coordenadora do Programa, Glaura Morais Paroneto.

Importância do estágio

O estágio é um momento de extrema importância na vida do estudante. "Ele auxilia em fatores comportamentais, como autoconfiança; percepção das falhas; desenvolvimento da responsabilidade; comprometimento e compreensão da entrega do resultado. Então, é importante o estudante valorizar este momento na carreira profissional e na vida estudantil dele", destaca a coordenadora do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas da Uniube, Luciene Villa Maia.

Além das questões comportamentais, o estudante tem também a possibilidade de aprender, na prática, todo o conhecimento desenvolvido no período acadêmico. "É fundamental a escolha de uma universidade que proporcione atividades e programas de estágio e que tenha relação com boas organizações da região onde ela está inserida. Sem contar que muitos estagiários acabam sendo absorvidos por estas organizações e ali eles fazem uma carreira profissional. Sendo assim, é uma oportunidade de aprendizado prático e desenvolvimento de todas as competências que as organizações hoje exigem dos novos colaboradores", conclui.