"Rede de Leitura" EaD promove atividades remotas na pandemia | Acontece na Uniube

"Rede de Leitura" EaD promove atividades remotas na pandemia

02 de dezembro de 20

O programa de extensão "Rede de Leituras", dos cursos de graduação da Educação a Distância da Universidade de Uberaba (Uniube), promoveu diversas ações remotas com o intuito de alcançar a comunidade mesmo diante da pandemia. Ao todo, foram realizadas seis lives via YouTube. Em média, foram 1.300 acessos, entre visualizações e interações em cada uma das lives ou publicações nas redes sociais. Neste semestre, o projeto é coordenado pelos professores Henrique Campos Freitas, Kátia Maria Capucci Fabri e Luciana Góis Barbosa.

O projeto abordou temas de diferentes linguagens e a relação deles com a Covid-19 por meio das palestras on-line, postagens no Instagram do projeto com dicas educacionais e vídeos. "O Rede de Leituras busca levar a vários segmentos da nossa comunidade e, também, para diversos locais do Brasil novos conhecimentos, ludicidade e reflexões. Além disso, contempla o desenvolvimento do espírito científico pela pesquisa e pela promoção de ações integradas entre os cursos a distância e a comunidade, assegurando, assim, a extensão, um dos pilares do Ensino Superior, como um compromisso social", explica o coordenador do projeto, professor Henrique Campos Freitas.

O primeiro tema foi: "Literatura e epidemia: a fragilidade da condição humana pelo invisível"; o segundo "Usos e recursos da Língua Portuguesa". Em seguida, o assunto foi: "Guimarães Rosa: uma leitura interdisciplinar do conto A terceira margem do rio". Outro tema abordado foi: "Estratégias de leitura e de escrita em tempo de pandemia"; o quinto tema: "A leitura e a construção do conhecimento científico". Encerrando a programação, teve uma live sobre "O poder da argumentação no discurso".

Paralelamente, os alunos extensionistas desenvolveram postagens acerca de diversos temas. A aluna do curso de Letras, Layla Rosa, preparou um material sobre "A importância da leitura no processo de ensino e de aprendizagem escolar". Já a aluna do curso de Pedagogia, Ednéia Silva, preparou uma paródia que tem como finalidade a prevenção do Coronavírus. Todas essas postagens podem ser acessadas no Instagram do Rede de Leituras.

Para o professor Henrique, essas estratégias são formas de levar conteúdos científicos e, consequentemente, conhecimentos à comunidade neste momento tão atípico. "Estar à frente de um programa de extensão EaD é um desafio, pois temos alunos de vários lugares do país e tivemos que traçar metodologias diversas para que as ações chegassem às comunidades. Assim, mobilizamos nossa experiência para promover debates e discussões riquíssimas utilizando o YouTube, uma plataforma que todos podem acessar e participar e que, mais do que nunca, ficou tão conhecida", finaliza.