Curso de Pedagogia promove atividades artísticas on-line | Acontece na Uniube

Curso de Pedagogia promove atividades artísticas on-line

23 de novembro de 20

O curso de Pedagogia da Uniube realizou, no último mês, atividades on-line com os alunos que se encontram no ensino remoto. A ação foi coordenada pela professora Cinayana Correia e teve como objetivo possibilitar o contato do estudante com profissionais renomados, estudados no semestre, por meio da arte.

Na disciplina de Conteúdos e Metodologias do Ensino da Arte, ministrada aos alunos do 7º período, a atividade foi com a artista Lu Morgado. Os acadêmicos utilizaram a criatividade para pintar os próprios signos. A pintora, que já fez exposições nacionais e internacionais, diz que a escassez de materiais não foi um empecilho para a atividade. "O suporte não importa, o importante é abrir a mente, abrir o coração e deixar fluir. A arte naif corresponde exatamente à liberdade", afirma Lu.

O estudante Ronair de Souza ressalta o diferencial da proposta criativa desenvolvida na disciplina. "Conhecer a artista e a arte na totalidade nos possibilitou interpretar a obra de forma diferente. A arte passa a ter significado uma vez que a ela é a representatividade de nossa sociedade e, de certa forma, sempre nos encontramos nela", comenta.

Em um outro trabalho desenvolvido pela docente Cinayana, na disciplina de Educação Inclusiva, os alunos tiveram que criar histórias que abordassem a inclusão, a partir da leitura do livro infantil "Esta é Sílvia", da autora inglesa Jeanne Willis. A obra conta a história de uma criança que é deficiente física e que possui as mesmas vivências das outras crianças. Devido aos resultados positivos da atividade, Cinayana decidiu mostrá-los para a autora. "Eu enviei para a Jeanne uma das produções dos alunos, expliquei sobre o nosso trabalho criativo inspirado no livro e para a nossa alegria recebemos elogios como resposta. Esse trabalho provocou uma reflexão sobre o olhar para o outro, para os valores e para os sentidos da vida", pontua a professora.

A estudante Elaine Rodrigues confirma a fala da professora ao destacar a importância desse trabalho e completa que desenvolver a atividade foi muito gratificante. "Tivemos a oportunidade de criar histórias de representatividade, visto que há poucas obras que abordam a temática. Como uma futura professora, eu pude aprender e ter um novo olhar sobre a literatura infantil".

"O exercício de ressignificar a forma de estudar tem provocado a implementação de processos fundamentais para a evolução do aluno como ser humano. Esses trabalhos possibilitam a construção de redes de aprendizagem, que proporcionam vivências e reflexões acerca do ?eu?, da arte, da educação inclusiva e da ação docente", finaliza Cinayana.