Liga Acadêmica de Oncologia da Uniube tem artigos aprovados para revista científica | Acontece na Uniube

Liga Acadêmica de Oncologia da Uniube tem artigos aprovados para revista científica

19 de novembro de 20
1 / 2
2 / 2

Os alunos da Liga Acadêmica de Oncologia (LAONC), do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube), tiveram três artigos aprovados para publicação na revista científica "Jornal de Ciências Biomédicas e Saúde (JCBS)". Cada grupo produziu um artigo, auxiliado pelo coordenador da Liga, Luiz Carlos, pelo  docente Guilherme Angotti e pelo  orientador externo Raul Dutra.


A Liga foi criada em 2016 e desenvolve projetos e trabalhos voltados para a prática de conhecimento oncológico. Para o coordenador, essa associação é muito importante para a formação dos acadêmicos. "A Liga Acadêmica de Oncologia vem crescendo devido à dedicação dos diretores e dos ligantes, que mesmo com a carga horária pesada encontram tempo para se dedicar ao desenvolvimento de projetos de extensão, iniciação científica e conscientização da população a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças oncológicas", afirma Luiz Carlos.


O acadêmico Vinicius Freitas, um dos autores do artigo "Relato de Caso: Lipossarcoma Gigante de Retroperitôneo", confirma a fala do docente ao destacar a emoção sentida com a aprovação. "É elementar reconhecer o belíssimo trabalho da LAONC, que desde o começo proporcionou vários meios para que os ligantes pudessem se desenvolver. Quando o artigo foi aceito, eu me senti muito feliz ao notar que o empenho de todos os participantes foi reconhecido", diz.


Já o trabalho "Melanoma Oculto com Metástase Cerebral - Um Relato de Caso",  para a estudante Amanda Freitas, tem como diferencial a ampliação do banco de dados sobre o tema. "Assim, estimula-se a produção de estudos com maior grau de evidência sobre o assunto. Dessa maneira, a comunidade irá se beneficiar, uma vez que mais estudos garantem o melhor prognóstico e permitem a melhor qualidade de vida para o paciente", pontua.


O aluno Bruno dos Santos comenta sobre as expectativas para o artigo "Relato de Caso: Condrossarcoma Mixoide Extra-Ósseo de Períneo". "Fazer parte dessa contribuição, sem sombra de dúvidas, é uma sensação incrível de pertencimento à comunidade médica. Para os próximos anos, esperamos o reconhecimento da nossa publicação em outros artigos e a contribuição para outros profissionais que lidam com situações parecidas ao caso relatado", conclui.


 


Sobre os artigos:


 


Título: Relato de Caso: Condrossarcoma Mixoide Extra-Ósseo de Períneo


Autores: Bruno Damásio, Clarissa Silva, Iuri Oliveira Mateus, Luana Nascimento, Maria Eduarda Peracini Soares e Victor Mateus Achcar


Professores orientadores: Douglas Abdalla, Guilherme Angotti, Luiz Carlos Furtado e Raul Dutra


 


Título: Relato de Caso: Lipossarcoma Gigante de Retroperitôneo


Autores: Aline Lima, Beatriz Modesto,Diovani Guardiero, Maria Eduarda Peracini e Vinícius Freitas


Professores orientadores: Douglas Abdalla, Guilherme Angotti, Luiz Carlos Furtado e Raul Dutra


 


Título: Melanoma Oculto com Metástase Cerebral ? Um Relato de Caso


Autores: Amanda Vilela, Gustavo Henrique Nunes, Pedro Meireles, Renato Rezende e Vitor Brandão


Professores orientadores: Douglas Abdalla, Guilherme Angotti, Luiz Carlos Furtado e Raul Dutra