Fisioterapia Uniube realiza 1º ciclo de palestras on-line | Acontece na Uniube

Fisioterapia Uniube realiza 1º ciclo de palestras on-line

11 de novembro de 20

O curso de Fisioterapia da Uniube realizou, no último mês, em parceria com o Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão (NEPE) do Mário Palmério Hospital Universitário, o 1º ciclo de palestras on-line. O evento teve o objetivo de agregar conhecimentos e proporcionar a discussão de novas técnicas de atendimento ao paciente e contou com a palestra do fisioterapeuta Guilherme Augusto Paiva Custódio sobre imagética motora.

Participaram alunos, professores da universidade, bem como profissionais da saúde. O evento foi disponibilizado via Google Meet, o que facilitou a presença do palestrante, residente em Ribeirão Preto. "Este ano foi atípico, com muitas mudanças na educação, mas se podemos observar algo positivo, é a facilidade de realizar eventos com profissionais de peso de diferentes partes do Brasil ou do mundo, com um custo bem mais baixo e com temas e informações atualizadas", conta o gestor do curso de Fisioterapia, André Jerônimo.

A primeira palestra, intitulada "Imagética motora: da reabilitação ao desempenho esportivo", visou a atualização de uma técnica muito comum no tratamento de pacientes nas mais diversas patologias. "O tema imagética motora é sobre uma abordagem de reabilitação de pessoas com dores crônicas e disfunções de movimento, como pessoas após acidente vascular encefálico e dor lombar crônica. Vem sendo cada vez mais utilizada e pesquisada, visto o avanço da neurociência. Cada vez mais tem se tornado uma forma de intervenção importante dentro da fisioterapia já que temos avançado dentro dos conhecimentos do cérebro e de como ele funciona. Dessa maneira, podemos manejar o funcionamento do cérebro e, portanto, o que a pessoa sente, como se movimenta e direcionar isso para a forma correta", explica Guilherme.

O tema foi abordado desde a origem da evolução da técnica, bem como os resultados e as boas evoluções que os pacientes apresentam. "Tudo isso precisa ser propagado para os pacientes que precisam e, principalmente, para os profissionais que atuam ou vão atuar nessa frente. Assim, eventos que ajudem na atualização dos profissionais e alunos são essenciais. O evento que participei foi muito valioso para tal objetivo, a Universidade e seus professores são sempre muito acolhedores e muito atuantes para conosco, o que fortalece nossas atuações! É muito interessante que tenham eventos deste nível rotineiramente e ajude nossa profissão e atuação a crescerem", finaliza o fisioterapeuta.