Ex-aluna de Direito e Letras da Uniube faz pesquisa sobre o uso do YouTube para a Educação | Acontece na Uniube

03 de novembro de 20

A ex-aluna dos cursos de Direito e Letras da Universidade de Uberaba (Uniube), Fabiana Batista, defendeu, neste semestre, uma dissertação para o Mestrado em Linguística, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). O trabalho propôs a utilização do YouTube como ambiente virtual de aprendizagem, com prioridade no ensino da Língua Espanhola. A investigação levou em consideração os impactos do uso das ferramentas de aprendizagem na educação de crianças e jovens diante da atual situação de isolamento social.

A pesquisa, intitulada "YouTube como ambiente virtual de aprendizagem: características de aulas-live de espanhol", foi resultado de estudos em disciplinas específicas na área da educação, participação em grupo de pesquisa, seminários, congressos e momentos de orientação. "Em março de 2020, a pesquisa ganha relevância social, em virtude da pandemia da Covid-19, por abordar o uso das tecnologias digitais na educação. Frente à necessidade de investigar impactos do uso massivo da educação on-line, de ambientes virtuais de aprendizagem, provocados pela suspensão das aulas presenciais, consequência da pandemia e do isolamento social, o projeto, por meio de um doutorado e da continuação e ampliação da pesquisa, visa contribuir para a comunidade científica e para a sociedade em geral", explica Fabiana.

Apesar da licenciatura em Letras ser a grande paixão de Fabiana, essa não foi a primeira graduação dela. A primeira formação foi no curso de Direito no ano de 2001. Após dois anos, em 2004, se especializou em Direito Civil pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia (UFBA). Já em 2006 finalmente ingressou no curso de Licenciatura em Letras Português/Espanhol, mas a distância. "Ao final da minha formação em nível de graduação, considero que tive duas experiências bem relevantes, uma formação presencial e outra a distância. Foram vivências importantíssimas para a minha formação profissional".

A necessidade de escolher o ensino a distância se deu pela possibilidade de poder conciliar família e estudos. "O curso a distância, além de possibilitar acesso àqueles estudantes que não podem cursar presencialmente, utiliza-se das tecnologias digitais de informação e comunicação. Na modalidade de educação a distância, realizei também a Especialização em Educação Empreendedora pela Universidade Federal de São João Del-Rei e a Especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal de São Carlos."

A banca avaliadora foi composta pelas professoras: Dra. Isadora Valencise Gregolin (UFSCar), Dra. Cibele Cecílio de Faria Rozenfeld (UNESP-Araraquara) e Dra. Caroline Carnielli Biazolli (UFSCar). O trabalho final teve um resultado positivo e foi elogiado pelos professores. "Estou muito feliz por encerrar mais uma etapa na minha vida", finaliza.

Letras Uniube

Os cursos de licenciatura em Letras da Uniube visam formar um professor-educador de língua e literatura que demonstre domínio dos conteúdos de ensino e do conhecimento pedagógico, com capacidade de articulá-los, garantindo a interdisciplinaridade. O profissional formado em Letras poderá atuar em diversas áreas de forma a desenvolver a capacidade de análise, criatividade, senso crítico, estético, expressivo e reflexivo acerca das linguagens e suas tecnologias. Entre as diversas áreas de atuação, destacam-se o exercício da docência; assessoria cultural nas áreas de linguística e literatura; crítica literária em jornais e revistas; consultorias a fonoaudiólogos, psicólogos, jornalistas e advogados e o desenvolvimento de trabalhos de preparação, revisão e padronização de textos para editoração.

Como perfil final, propõe-se um professor-educador em língua e literaturas, comprometido com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões, com competências para ser defensor de uma educação inclusiva e plural, que promova a valorização da vida e que reconheça as diferentes identidades e fases do desenvolvimento humano.

Direito Uniube

Quem forma em Direito tem diversas possibilidades de atuação. Pode ser advogado, consultor jurídico, juiz, promotor de justiça, delegado de polícia, procurador ou defensor público. Na primeira opção, é necessário ser aprovado no exame da OAB para defender os interesses de clientes em diferentes campos. Já quem opta pelas outras áreas de atuação precisa fazer concurso público.

Atualmente, há mais de um milhão de advogados no Brasil, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil. Além disso, o curso de Direito ocupa a primeira posição no ranking de cursos mais buscados no Brasil, de acordo com Censo da Educação Superior 2018.

Em Uberaba, Uberlândia e região, o curso de Direito da Uniube é referência na formação de profissionais aptos para o exercício técnico-jurídico nas diversas áreas do Direito, com sólida formação geral, humanista e ética, no trato das realidades socioeconômicas.

"Nossa organização curricular contempla disciplinas clássicas e temas atuais, como Direito Digital, Notorial e Registral, Eleitoral, entre outras. No aspecto de estrutura física, somos muito elogiados, inclusive pelas comissões do Ministério da Educação. Temos excelentes estágios curriculares e parcerias para estágios extracurriculares. Possuímos projetos de extensão, iniciação científica, monitoria e excelentes professores. Nossos estudantes têm boas aprovações na OAB e concursos públicos", afirma a diretora do curso, Andrea Queiroz Fabri.