Gestão de Recursos Humanos oferece ampla possibilidade de atuação profissional | Acontece na Uniube

Gestão de Recursos Humanos oferece ampla possibilidade de atuação profissional

23 de outubro de 20

Antes de escolher cursar Gestão de Recursos Humanos (RH), o sonho de Renato Reis era estudar licenciatura em Matemática. Porém, o desejo e a necessidade de ingressar no mercado de trabalho mais rapidamente o fez optar por RH. “Eu conheci o curso por meio de uma propaganda na TV e quando eu vi a grade curricular, o que me chamou atenção foram as oportunidades de atuação. Naquele momento, eu tive certeza que estava fazendo a escolha certa”, diz o profissional formado pela Uniube.

Já no segundo módulo da graduação, Renato teve a chance de trabalhar na área. “Eu trabalhei por alguns anos com o professor Vilmodes Candido e pude aprender mais sobre a tecnologia associada à Gestão Empresarial, como suporte de sistemas em nota fiscal. A partir daí, outras portas foram se abrindo”, conta o atual gestor de negócios.

Em 2018, a área de RH representou 61% das vagas ocupadas em comparação com as áreas de Medicina do Trabalho e Segurança do Trabalho. Desse total, 23,81% dos funcionários ocupavam cargos de liderança ou gestão. Os números são de uma pesquisa realizada pelo Mercadômetro e pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS).

A coordenadora do curso de RH da Uniube, professora Vivian Borges Faquinelli, destaca a evolução do mercado e o diferencial do profissional. “O mercado de trabalho é promissor, pois a gestão de pessoas se tornou um alicerce primordial para alavancar a competitividade das empresas de todos os portes e segmentos. Mesmo com a evolução constante de máquinas, há atividades que só o ser humano é capaz de executar”, afirma.

Quando Lucas Tonelli de Falco decidiu estudar RH na universidade, ele já era formado em Psicologia. A segunda graduação foi resultado das possibilidades profissionais e do interesse de aprimorar os conhecimentos. “O mercado de RH está cada vez mais em alta, porque as empresas estão percebendo que o capital humano é o bem mais valioso da organização. O curso me auxiliou, por meio de informações, inovações e vivências de empreendedorismo a alcançar meus objetivos”, diz.

RH Uniube

O curso de Gestão de Recursos Humanos tem o propósito de formar profissionais com visão humanista, científica e técnica, capaz de promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento dos níveis individuais (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacionais (cultura, estrutura e tecnologias), com aptidão para gerenciar subsistemas de gestão de pessoas.

O profissional de Gestão de Recursos Humanos pode atuar como analista de RH, analista de cargos e salários, coordenador de recrutamento e seleção, coordenador, gerente e diretor de RH.

Segundo a coordenadora do curso, para exercer a profissão, o aluno deve ter habilidades estratégicas e humanas. “O perfil do gestor de RH exige comprometimento, responsabilidade, capacidade de conciliação, capacidade de selecionar novos talentos, demonstração de empatia, conhecimento dos aspectos gerais e análise”, destaca Faquinelli.

O curso de Recursos Humanos da Uniube conta com alta avaliação do Ministério da Educação (MEC) na região, ampla infraestrutura, corpo docente composto por mestres e doutores, aprendizagem prática e conexão com o mercado por meio de empresas parceiras da instituição. As inscrições para o vestibular já estão abertas. Os interessados podem se inscrever pelo site: https://uniube.br/vestibulares/.