Ex-alunas de Administração da Uniube atuam em projeto social de incentivo à Educação | Acontece na Uniube

07 de outubro de 20

As primeiras aulas da graduação foram suficientes para a ex-aluna do curso de Administração da Uniube, Marize da Cunha Rezende Cerchi, perceber que estava no caminho certo. A formação se tornou ainda mais especial diante das ações sociais que ela já desenvolvia para levar a educação a crianças e adolescentes.  Atualmente, Marize integra o Instituto Madiba, em Sacramento (MG), responsável pela formação de 200 jovens.

O Instituto Madiba tem o propósito de promover uma formação consciente de jovens para se tornarem líderes. “Nosso trabalho é oferecer a jovens de baixa renda a saída dos limites de uma gaiola definida pela condição social, mostrando a eles que existem escolhas e que podem bater asas e voar. Esperança e confiança são as vestimentas que queremos lhes proporcionar para levarem em suas bagagens”, conta a empreendedora social e administradora/pecuária, Marize Cerchi.

No local, os jovens aprendem como assumir responsabilidades de forma sustentável, na busca de um mundo melhor. “Entendemos que por meio do conhecimento o jovem se torna dono da sua própria história e de suas escolhas. Os cursos são construídos conforme a turma. Temos a metodologia guia, mas adaptamos palestras, assistência social, psicólogo e aulas de reforço conforme percebemos a necessidade de cada turma. Preocupamo-nos muito com a formação ética e a cidadania dos jovens”, continua.

Além de Marize, a também ex-aluna de administração da Uniube, Lana Fernanda Peres, atua no Instituto e foi por ele que a administradora alcançou a graduação e segue investindo em estudos. “Concluir uma graduação foi gratificante. Estudar, evoluir, melhorar, amadurecer, apreender e crescer como profissional e ser humano faz parte dessa caminhada.  Quatro anos de curso e de muito aprendizado. No início, algo muito novo, o que gerava ansiedade, nervosismo, insegurança, principalmente, em relação a como vai ser isso tudo?  Vejo a graduação como um processo contínuo, que desperta e que nos faz entender que é preciso continuar em uma busca constante por conhecimento. É preciso manter-se atento às mudanças e se reinventar, mas o importante é não parar”, compartilha a Lana.

Marize conta que estudar na Uniube foi um processo de aprendizagem, envolvimento e crescimento, com professores com os quais mantêm amizade até os dias atuais. “Sem a graduação, durante o processo de recrutamento e seleção, na maioria dos cargos, a pessoa não é convidada nem para a entrevista. O jovem graduado carrega na bagagem o conhecimento acadêmico. Ele alia conhecimento à habilidade e atitude para adquirir a prática.  É válido lembrar que as empresas não mais possuem tempo para ensinar, o jovem precisa agregar valor ao cargo almejado”.

E para o momento histórico vivido, ainda segundo Marize, as ideias e relações estabelecidas entre as pessoas se transformam de maneira muito rápida. “Procuramos realizar o nosso papel como cidadão, na busca da igualdade, justiça e fraternidade. E, para que isso aconteça, temos o apoio de várias pessoas, empresas e instituições, incluindo a Uniube. Não há espaço para pessoas engessadas. É fato que a atualização tem que ser constante, o profissional do futuro tem que ter um mindset de crescimento, ser tecnológico, adaptável, ou seja, reinventar-se a todo instante. Hoje, mais do que nunca, torna-se necessário uma jornada desafiante e complexa. É preciso um olhar ousado para desbravarmos novos horizontes”.

Atualmente, o Instituto conta com projeto de capacitação profissional, cursinho preparatório para vestibular, gamificação e robótica, empreendedorismo e, para o próximo ano, contará ainda com o Projeto Universidade. “Com o curso concluído no Instituto Madiba de Capacitação Profissional, percebi que no decorrer das matérias o que aprendi na instituição me ajudou muito, pois já entendia um pouco mais de alguns processos. Quero no futuro poder ajudar mais pessoas a ter essas oportunidades. É preciso mudar, isso te faz crescer!”, conclui Lana.

Destaque na mídia

Os trabalhos do Instituto e a história das ex-alunas foram destaque na mídia no último mês. Confira abaixo as participações:

Programa Tô Indo

Programa Encontro com Fátima Bernardes