Jornalismo e Publicidade da Uniube classificam seis trabalhos para Expocom Sudeste | Acontece na Uniube

07 de outubro de 20

O evento selecionou, em cada modalidade, os cinco melhores trabalhos produzidos pelos cursos de comunicação da região

Seis trabalhos de comunicação produzidos, no final do ano passado, por alunos concluintes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade de Uberaba (Uniube) foram selecionados para a 21ª Exposição de Pesquisa Experimental da Região Sudeste (Expocom 2020). A seleção reuniu trabalhos das instituições de ensino superior de comunicação de toda a região. Em cada modalidade, foram selecionados os cinco melhores trabalhos.

A Expocom acontece paralelamente ao Encontro Inter-Regiões Intercom. Devido à pandemia do novo Coronavírus, o evento será virtual, entre os dias 02 e 31 de outubro. Os vencedores desta etapa regional concorrerão na etapa nacional durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, a ser organizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 1º a 10 de dezembro, também de forma remota.

Os trabalhos selecionados foram: o Documentário Jornalístico “Diáspora Venezuelana”, de Carol Rodrigues, Produção Audiovisual para Mídias Digitais; “Queens São Elas”, de João Paulo Ferreira e Pauline Mingati, Produção Laboratorial em Jornalismo Digital; “CultUra - Por dentro do que movimenta Uberaba”, de Jair Neto, Produção em Jornalismo Literário e/ou de Opinião; “inFINITUDE.”, de Raiane Duarte, Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio e rádio; “Nas ondas do Slam”, de Ronaldo Faria. E, dentro da categoria TCC/Projeto Experimental em Publicidade e Propaganda, o “Responsabilidade social e a masculinidade tóxica”, de Tchielicson Benke, com co-autoria de Maria Fernanda Parreira, Matheus Humberto e Leonardo Camargo.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Celi Camargo, pontua que é uma grande satisfação ver que seis trabalhos foram classificados entre os melhores da região, reflexo das instruções dadas durante a graduação para formar profissionais de grande competência e competitividade para o mercado.

“É muito importante, não só para o aluno quanto para nós do curso e para a Universidade como um todo, porque levamos o nome da Uniube como referência no ensino de comunicação entre as instituições de ensino superior da região sudeste”, afirma Celi.

Conheça os trabalhos:

O documentário “Diáspora Venezuelana” faz um traçado da jornada dos venezuelanos que deixaram o país para tentar uma nova vida e aportaram em Uberaba. O site “Queens São Elas” trabalha a arte de ser drag e narra a história das drag queens no país e na região, por meio de vídeos, áudios, fotos e textos.

O site “CultUra” inova na linguagem digital e apresenta um compilado do que ocorre na vida cultural de Uberaba e oferta conteúdo sobre artistas e eventos, com o intuito de fomentar a cena local. “InFINITUDE.” é uma série de reportagens em texto sobre morte, pós-morte e sobrenatural, dentro da perspectiva científica, religiosa, psicológica e filosófica. O áudio documentário “Nas Ondas do Slam” apresenta ao ouvinte as batalhas de poesia falada, que se inserem na sociedade como forma de resistência.

Já o projeto de TCC de responsabilidade social foi produzido para o estúdio de dança e expressão corporal, Arte e Movimento. O trabalho discute a masculinidade tóxica e como a empresa pode abordar o assunto dentro da comunidade em que está inserida, visando todos os possíveis impactos sociais e financeiros.