Alunos da Uniube realizam I Street Store Móvel em Uberaba | Acontece na Uniube

Alunos da Uniube realizam I Street Store Móvel em Uberaba

02 de outubro de 20

O Projeto de Extensão Street Store Amigos do Igor Lombadi Penhalver realiza, até dezembro deste ano, o I Street Store Móvel. O objetivo dele é a implantação e a implementação de boas práticas de humanização e cuidado com pessoas em situação de vulnerabilidade e riscos, por meio de uma loja de rua. As ações acontecem em diversos bairros da cidade de Uberaba e contam com a participação dos alunos extensionistas da Uniube e do coordenador da associação “Fruto de Rua”, Carlos Soares, e com a parceria do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos (ICBEU).

Devido à pandemia da Covid-19, os alunos do projeto, que está na quarta edição, se reorganizaram para um novo formato de atividades. “Cancelamos o evento do Street Store deste ano, que acontecia na praça Dr. Jorge Frange, e inovamos com o Street Store Móvel, cuja primeira edição ocorreu dia 19 de setembro. No nosso grupo há alunos de diversos períodos do curso de Medicina e de outros cursos da área da saúde, como Psicologia, que se doam integralmente trazendo ideias e honra ao nome do projeto, hoje um dos maiores projetos de extensão da Uniube. Com constante dedicação, inovamos e alcançamos um público maior a cada ciclo, tudo para levar dignidade aos invisíveis, lembrando o aluno que despertou essa comoção”, explica a coordenadora discente, Júlia Carneiro Assunção Marconi.

Para a coordenadora docente, professora e doutora Valeska Guimarães, as ações são de extrema importância. “Nosso compromisso com estas pessoas, de vulnerabilidade, nos motivou a pensar no formato do Street Store Móvel. É uma opção de ir ao encontro desta população e oportunizar aos moradores de rua a chance do exercício da cidadania mediante o ‘consumo’, ou seja, de escolherem as peças de roupas, sapatos e acessórios”, conta.

A atividade ainda conta com a distribuição de alimentos e escuta de casos e histórias dos vulneráveis.  “Carinho, aprendizado, cooperação, gratidão e parceria — tais palavras resumem o caminho percorrido pelo “I Street Store Móvel" até ser realizado de fato. Todos os envolvidos seguiram as diretrizes sanitárias propostas pelos órgãos competentes, a fim de se evitar a disseminação do novo Coronavírus”, complementa a coordenadora.

Ainda segundo ela, a inovação em realizar o Street Store Móvel vai ao encontro das necessidades desta população, que busca se adaptar no cenário da rua, após sofrer rompimentos em todos os vínculos da vida. “Com certeza, é possível suprir demandas pessoais, principalmente de vestuários e alimentos. Nos meses de outubro, novembro e dezembro de 2020, realizaremos esta mesma ação em diversos outros bairros da cidade de Uberaba”.

O projeto

O projeto “Amigos do Igor” foi criado em 2014, a partir da morte de um aluno do curso de Medicina da Uniube, Igor Lombardi Penhalver. Por ter sido engajado em causas sociais, a ação surgiu como uma forma de homenageá-lo. Atualmente, ele conta com a participação de 32 alunos dos diversos cursos da área da saúde. “Desde o primeiro período do curso me inscrevi e fui selecionada para ser membro do projeto cujo nome é uma homenagem “in memorian” ao aluno Igor da Turma XXV de Medicina. Seus colegas de classe fizeram a primeira edição da ‘Loja de Rua gratuita’, seguindo os moldes de países fundadores - como a África - para devolver a chance de escolherem suas vestimentas e terem um dia tanto festivo quanto educativo. Em 2020, com o contexto da pandemia pela Covid-19, tivemos que nos adaptar às normas sanitárias para continuarmos proporcionando atenção aos vulneráveis em situação de rua”, compartilha Júlia.

Para a estudante de Medicina, Gabriella Dias Ribeiro, participar do Street Store é uma honra. “Fui selecionada para participar do projeto em 2019, no final do meu quinto período do curso. Desde que ingressei na Universidade me interessei por ele e pelo trabalho lindo que é proposto. No início, tive medo de não conseguir conciliar a rotina pesada do curso com toda a dedicação que o projeto precisa, porém, com o passar do tempo, tive a certeza de que eu deveria estar aqui, neste projeto, fazendo essas ações e com essas pessoas. Torço muito para que cada um que continuar nele consiga deixá-lo vivo e com todo amor e toda luz que ele leva às pessoas”