Uniube e Prefeitura divulgam cartilha sobre saúde bucal para prevenção da Covid-19 | Acontece na Uniube

02 de outubro de 20

Os alunos dos cursos da área da saúde da Uniube, por meio do Pet-Saúde Interprofissionalidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Uberaba, desenvolveram uma cartilha sobre os cuidados e prevenções com a saúde bucal durante a pandemia da Covid-19. Participaram da produção os cursos de: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Odontologia e Psicologia. O material está disponível virtualmente pelo link: https://www.uniube.br/coronavirus-saude-bucal/.

A cartilha “Cuidados com a Saúde Bucal” contém dicas de como se prevenir do vírus, com a higiene adequada da boca e das mãos, principalmente com o uso de máscaras. “A cartilha foi elaborada para promover a saúde, orientar e compartilhar conhecimentos com os usuários dos serviços de saúde. Foi uma construção coletiva envolvendo estudantes das mais diversas graduações da área da saúde, professores da Uniube e profissionais dos serviços de saúde da PMU, utilizando as práticas colaborativas para o efetivo trabalho em equipe”, explica a chefe do Departamento de Saúde Bucal da PMU, Márcia Nomelini.

O material é voltado para a toda população e traz os cuidados essenciais em tempos de pandemia da Covid-19. “Essa cartilha é muito importante, porque traz as informações claras e objetivas, buscando valorizar a saúde bucal de todos. Como várias profissões diferentes contribuíram na construção da cartilha, as pessoas conseguem encontrar nela informações integrais, que valorizam a saúde do indivíduo como um todo. Desta forma, temos vários olhares sobre a saúde bucal, mas que, juntos, se transformam em algo único, com um objetivo em comum, que é promover saúde bucal a todas as pessoas”, enaltece a estudante do 8º período de Enfermagem, Maria Aline Leocádio.

Para os alunos, participar da construção da cartilha também é importante, pois enriquece o conhecimento de cada área. “Eu faço o curso de Enfermagem. Para conseguir enxergar o paciente como um todo, também preciso entender sobre saúde bucal. Além do conhecimento adquirido sobre saúde bucal, essa atividade reforçou o quanto é essencial participar desses momentos de trabalho interprofissional, para reconhecer, valorizar e aprender junto das demais profissões da área da saúde”, continua Maria Aline.

A estudante do 7º período de Odontologia, Rafaela Duarte, também destaca a boa e produtiva experiência com essa produção. “Eu também tive que pesquisar e ler muito sobre essa área, e foi uma experiência diferente, porque a gente se encontra em um cenário totalmente diferente, então foi uma experiência nova. Elaboramos um projeto para ser divulgado virtualmente e foi muito bom, porque eu nunca tinha construído algo assim. Fomos aprendendo vocabulários que as pessoas iriam entender com mais facilidade”, conta.

“Eu espero que, com a divulgação da cartilha, as pessoas tenham maior aprendizado, autonomia e melhora da qualidade de vida. Ainda, espero que todos compartilhem a cartilha com seus amigos e familiares, ajudando, assim, a levar informações de qualidade a todas as pessoas”, conclui Maria Aline.

O Pet-Saúde

Segundo a professora Márcia Nomelini, o projeto foi elaborado pelos integrantes do Pet-Saúde Interprofissionalidade no intuito de orientar e promover conhecimentos para aqueles que utilizam os serviços de saúde. “O Pet-Saúde é uma das estratégias mais promissoras que compõem o conjunto das ações do plano de Educação Interprofissional do Brasil, pelo fato de permitir, de forma mais concreta, a realização de iniciativas que poderão colocar em prática os aspectos teóricos, por meio das atividades educacionais, com o objetivo de promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade, envolvendo docentes, estudantes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde.”

Cada trio de profissionais elaborou duas páginas da cartilha, e todos os integrantes fizeram sugestões de alterações e correções de conteúdo. Com a união de todos esses recursos, a cartilha foi finalizada. “Muitos ainda não conhecem o Pet-Saúde. É um projeto bastante interessante. Além de levar conhecimento acerca do momento que estamos vivendo, é importante também para que os outros alunos possam conhecer nosso trabalho, e até se interessar em participar dos próximos”, finaliza Rafaela.