Unitecne vence Desafio da 5ª Rodada do Programa de Incubação de Aceleração de Impacto 2019-2020 | Acontece na Uniube

30 de julho de 20

A Unidade de Tecnologia e Negócios (Unitecne), incubadora de empresas da Universidade de Uberaba (Uniube), foi a vencedora na região sudeste do ‘Desafio da 5ª Rodada do Programa de Incubação de Aceleração de Impacto 2019-2020’ da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Instituto de Cidadania Empresarial (ICE) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ao todo, três ambientes de inovação de diferentes regiões do Brasil venceram.

A Uniube foi representada pela coordenadora da Unitecne, professora Dionir Andrade, e pela presidente do Instituto Ambiental Aondê, Aline Oliveira. Elas participaram de um workshop em Brasília, seguido de capacitação on-line. “Em junho, a Unitecne apresentou um plano de ação sobre como incorporar estratégias para sensibilização, seleção e incubação/aceleração de negócios de impacto. O case de referência foi o Instituto Aondê, empreendimento incubado na Unitecne que está conduzindo, com muito sucesso, o Programa Ciclo Sustentável, implantado em condomínios residenciais para a coleta de resíduos recicláveis e óleo de cozinha”, conta Dionir.

Como prêmio, a Unitecne receberá a participação de um membro da organização no Fórum de Investimentos e Negócios de Impacto. O edital ainda prevê uma inscrição, também para um membro da organização, na Conferência Anprotec 2021.

Sobre o Desafio

O Desafio tem o objetivo de mobilizar aceleradoras e incubadoras de todo Brasil para incluir ou ampliar a atuação delas com negócios de impacto social. O programa inclui capacitação presencial e on-line, mentoria e o Desafio de Incubação e Aceleração de Impacto. A quinta edição do Programa recebeu, no total, 13 inscrições, de três regiões do país, com representantes de oito estados. A capacitação dos selecionados teve início em dezembro do ano passado durante um workshop realizado em Brasília.

Em janeiro, teve início a capacitação on-line, que abordou temas como as origens do conceito dos negócios de impacto, o papel das tecnologias em gerar impacto sociale as metodologias para apoiar negócios de impacto. O processo incluiu quatro entregas obrigatórias com reflexões sobre alinhamento estratégico com a missão de cada organização, mapeamento de processos internos e mobilização de um ecossistema local de apoio a negócios de impacto.

Em abril, os participantes começaram a montar os planos de ação com o apoio de um time de consultores, demonstrando como pretendiam atuar de forma estratégica para apoiar negócios de impacto. Entre as 12 instituições que apresentaram os planos de ação, seis avançaram para a fase final e três foram contempladas como vencedoras.

Os seis finalistas participaram de um processo de capacitação e apresentação de um plano de ação sobre como incorporar estratégias para sensibilização, seleção e incubação/aceleração de negócios de impacto. Eles apresentaram os projetos para um comitê avaliador, responsável por escolher os três melhores. Região Nordeste: Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba (IACOC); região Sudeste: Unidade de Tecnologia e Negócios da Uniube (Unitecne); e região Sul: Aceleradora Grow+.