Live de despedida: Professores e alunos do curso de Direito de Uberlândia comemoram o fim do semestre | Acontece na Uniube

21 de julho de 20

Enquanto as aulas presenciais permanecem suspensas por conta da pandemia, os professores têm se esforçado para manter o contato com os alunos. O objetivo não é apenas desenvolver o conteúdo, mas também promover interação social neste período, quando muitos estão sozinhos. Com esse intuito, o coordenador do curso de Direito da Uniube Uberlândia, professor Alexandre Corrêa, decidiu convidar todos os alunos, docentes, técnicos e comunidade acadêmica para uma “Live de despedida do Semestre”.

O objetivo foi falar sobre o trabalho desenvolvido, agradecer aos alunos por terem aceitado o desafio deste semestre on-line e reforçar os laços para o próximo. “A ideia foi atrair os alunos para esse encerramento com uma mensagem positiva. Mostrar que a Uniube está enfrentando bem a situação e que a instituição está disposta a continuar lutando, tanto contra a Covid-19 como a favor da educação”, afirma o coordenador.

Para a estudante do 9º período, Celina Maria, a adaptação repentina foi um grande desafio, mas com a ajuda dos professores e da Universidade foi mais fácil alcançar os resultados. “Por mais que não tenha sido um semestre corriqueiro, é um conforto saber que todos deram o seu melhor, sim, em um mundo completamente reformulado. Eu me formo este ano e acredito que podemos nos fortalecer também em meio às adversidades. Por isso, pretendo me esforçar ao máximo, em busca do conhecimento e em adquirir toda experiência que levaremos daqui. Trago comigo gratidão e esperanças de que em breve, tudo isso irá passar”, afirma.

Direito Uniube em tempos de pandemia

O Curso de Direito da Uniube Uberlândia forma profissionais aptos para o exercício técnico-jurídico nas diversas áreas do Direito, com sólida formação geral, humanista e ética, no trato das realidades socioeconômicas desde 2005, quando foi inaugurado na cidade.

No que diz respeito a esse período atual, segundo o professor Alexandre, as primeiras semanas de volta às aulas, de forma on-line, foram as mais difíceis. “Entramos em distanciamento social em março, ou seja, foi quase o semestre inteiro vivendo essa situação, que é inédita para todos. Porém, os setores de apoio da Universidade rapidamente disponibilizaram a estrutura que utilizávamos nos cursos a distância para todos os alunos.”

Após a adaptação às aulas, surgiram outros desafios, as avaliações. “Depois de março, os alunos também começaram a se adaptar e pudemos continuar de forma mais tranquila o semestre. É óbvio que a limitação física muda um pouco a rotina, mas as plataformas serviram bem ao que o Direito já está acostumado a fazer. No final, tivemos algumas dificuldades em alinhar como seriam as avaliações, mas, por fim, todo o empenho resultou em novas práticas, o que aumentou a experiência de todos”, finaliza o coordenador.