Pró-Reitor fala sobre ações da Uniube durante a pandemia do novo Coronavírus | Acontece na Uniube

Pró-Reitor fala sobre ações da Uniube durante a pandemia do novo Coronavírus

24 de abril de 20

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes, participou, nesta quinta-feira (23), de um painel on-line que tratou o tema: “Universidades x Covid-19”. O encontro digital foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e o Parque Tecnológico de Uberaba e contou também com a participação do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFTM, Carlo José Freire Oliveira.

O objetivo do painel foi o de abordar as ações desenvolvidas pelas universidades em Uberaba para o enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus. “A ideia foi que cada instituição falasse um pouco da rotina frente a este momento que todos estão vivendo, se as aulas continuam, como os alunos estão reagindo a esta situação, quais são as ações que cada IES está adotando para ajudar a sociedade, quais projetos de pesquisa e extensão continuam a ser conduzidos, mesmo que não presencialmente. Também, como cada um está trabalhando com o psicológico dos professores, dos colaboradores e, é claro, dos alunos”, conta o Pró-Reitor André Fernandes.

Além das medidas tomadas pelas instituições durante o período de isolamento social provocado pela Covid-19, os participantes falaram ainda sobre os reflexos que a pandemia terá na educação, na pesquisa e na sociedade. “O principal é que, dentro do possível, cada um passe uma mensagem de otimismo, que a crise vai passar e vamos sair muito mais fortes dela”, finaliza o Pró-Reitor.

Confira o painel completo em: https://www.youtube.com/watch?v=H8TDRYdnNl0

Uniube na luta contra o Coronavírus

Os serviços educacionais da Uniube estão mantidos para todos os alunos da modalidade presencial (graduação e pós-graduação), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem. Foram adaptadas, em 24 horas, cinco ferramentas da Educação a Distância para os alunos e professores do ensino presencial, pelo setor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Uniube. São elas: Aulas Virtuais, que possibilitam a transmissão ao vivo de aulas nos horários habituais; Palavra do Professor, canal utilizado pelo docente para enviar recados aos alunos, seja em texto, videocast ou podcast; Tira-dúvidas, local onde os estudantes podem contatar os professores de cada disciplina para sanar dúvidas; Videoteca, que possui todo o acervo de aulas da EaD, disponibilizado para os professores; Material didático, que visa facilitar o compartilhamento de ferramentas em disciplinas comuns, antes já existentes na EaD, e, agora, no presencial. A rápida adaptação foi possível, já que a plataforma foi desenvolvida pela própria Uniube.

A medida adotada pela Instituição está amparada pela Portaria nº 343, de 17 de março de 2020, que autoriza e reconhece a substituição das aulas presenciais por aulas e conteúdos ministrados de forma remota, em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo Coronavírus. As atividades práticas serão ministradas na prática, assim que o retorno aos encontros presenciais for possível. Todos os posicionamentos tomados neste período estão alinhados com decretos e legislação específica de órgãos oficiais.

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento de Situações Emergenciais da Uniube se reúne diariamente para tomar decisões referentes às consequências da pandemia do novo Coronavírus no âmbito da instituição. Todos os posicionamentos são divulgados no site da Universidade.

Acesse: https://uniube.br/conteudo2.php?p=&m=148&c=2451