O..."> Uniube oferece vagas para alunos cursarem disciplinas de Mestrado | Acontece na Uniube O...">

Uniube oferece vagas para alunos cursarem disciplinas de Mestrado

11 de março de 20

O desejo de não parar de estudar e a busca por uma melhor qualificação profissional levaram o engenheiro Douglas Ramos a ingressar como aluno especial no Programa de Pós-graduação em Engenharia Química da Universidade de Uberaba. Aluno especial é o nome dado a um processo seletivo que permite ao estudante cursar matérias isoladas de um Programa de Pós-graduação para, posteriormente, entrar como aluno regular.

Foi essa possibilidade que possibilitou ao Douglas a continuação dos estudos ainda em 2019. “A intenção sempre foi ser um aluno regular, mas como o processo seletivo do mestrado regular é aberto apenas uma vez ao ano, eu decidi iniciar como aluno especial para já ir eliminando algumas matérias”, conta.

Segundo o coordenador da Pós-Graduação em Engenharia Química, José Roberto Finzer, o aluno especial se diferencia do aluno regular devido à quantidade de matérias que ele cursa. “Um aluno especial participa de aulas alternadas e pode cursar até 50% das disciplinas oferecidas”. Para ingressar como aluno especial, o interessado precisa ser portador de diploma de nível superior e participar do processo seletivo referente às vagas distribuídas.

“A quantidade de vagas é variável, depende do planejamento com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Propepe) a respeito de disciplinas oferecidas e disponibilidade de professores”, explica Finzer.

Douglas conta que a experiência como aluno especial gerou resultados positivos e o incentivou a se tornar um aluno regular no primeiro semestre de 2020. “Essa vivência proporcionou o networking com pessoas de ramos diferentes, facilitou a resolução de problemas e foi um diferencial no aprimoramento do meu projeto-piloto, que será desenvolvido neste semestre”.

Integração Universidade-indústria

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Química - Mestrado Profissional - da Uniube é o primeiro programa da área apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em Uberaba. Com característica voltada para a área profissional, o curso realiza parceria com indústrias que promovem a integração entre os alunos e o ambiente de trabalho.

Um exemplo dessa aproximação com a indústria é o projeto “Economia Circular”, do qual a Uniube faz parte. Ele é composto por 22 empreendimentos ligados à Associação das Empresas dos Distritos Industriais I e II e Parque Empresarial de Uberaba (Assediu); à Associação das Empresas do Distrito Industrial III de Uberaba (Assedi III), entre elas: Ubyfol, Soma Ambiental, Fertigran, Yara Brasil Fertilizantes, Lab Factory (Mac Alumínios), JB Madeiras, Duratex S. A., Grupo AEL, Smurfit Kappa Inpa e Céu de Minas (Grupo Fasa).

Visitas

Recentemente o coordenador do programa, José Roberto Finzer, juntamente com o estudante Douglas Ramos, participou de uma reunião técnica na Usina Vale do Tijuco com o Diretor Industrial da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), Celso Cardoso de Oliveira.

Na indústria, está instalado um dispositivo de destilação projetado pelo aluno e orientado pelo professor José Roberto no Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) da graduação em Engenharia Química. O aparelho em questão foi planejado para destilar óleo fúsel (subproduto da empresa), que produz álcool superior de valor agregado. O resultado do uso desse equipamento será tema para elaboração da dissertação de Mestrado de Douglas.

“É muito importante a integração do aluno com a indústria para que possamos colocar em prática o que aprendemos em sala de aula. O diferencial é que sempre encontramos pontos de melhoria e assim podemos desenvolver projetos de otimização e gerenciamento”, conclui o mestrando.