HVU e Uniube participam do I Congresso de Cardiologia Veterinária de Uberaba | Acontece na Uniube

HVU e Uniube participam do I Congresso de Cardiologia Veterinária de Uberaba

11 de março de 20

O Hospital Veterinário de Uberaba e o curso de Medicina Veterinária da Uniube participam, como parceiros, do I Congresso de Cardiologia Veterinária de Uberaba. O evento busca atualizar profissionais de toda região quanto a novidades referentes à tecnologia e ao diagnóstico de doenças cardíacas. O congresso acontece nos próximos dias 13 e 14 de março, no Anfiteatro Safira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

De acordo com o gerente clínico do HVU, professor Cláudio Yudi, a cardiologia sempre foi um desafio para os médicos-veterinários, devido à alta complexidade das doenças do coração. “Essas doenças são muito comuns em cães e gatos e têm aumentado a quantidade de casos, devido ao aumento da expectativa de vida e da melhoria do diagnóstico preventivo. Ainda, com o avanço da tecnologia e do tratamento e com novos recursos de medicamentos de doenças cardíacas, o profissional tem conseguido melhores resultados no tratamento, na qualidade de vida e no bem-estar de cães e gatos”, explica o veterinário.

O objetivo do congresso, dessa forma, é oportunizar a troca de experiências entre estudantes e profissionais da área. “O que temos de mais moderno será apresentado no evento por profissionais altamente qualificados, com mais de 10 anos na área de cardiologia. Os estudantes de Medicina Veterinária terão a grande oportunidade de conhecerem, com mais detalhes, essa especialidade importante para os nossos amigos de quatro patas”, continua Cláudio Yudi.

Os principais temas que serão abordados são: o uso do eletrocardiograma no dia a dia do veterinário; 20 passos de como analisar arritmias cardiológicas complexas; atualizações das principais cardiopatias veterinárias. “O evento é de grande valor para os alunos que tenham curiosidade de conhecer a área e, possivelmente, escolhê-la para seguir na vida profissional. Também, é muito importante para o médico-veterinário se atualizar para o dia a dia de trabalho”, afirma o estudante do 7º período de Medicina Veterinária da Uniube, Arthur Cardoso Cruvinel Silva.

Cardiologia no HVU

O Hospital Veterinário de Uberaba possui a especialidade em cardiologia médica para o cuidado e a prevenção de doenças cardíacas. “Proporcionar bem-estar aos nossos pacientes por meio do tratamento correto é uma satisfação muito marcante para o profissional que trabalha todos os dias com os melhores amigos dos seres humanos. Isso motiva toda a equipe do HVU a buscar novos tratamentos de forma contínua”, complementa Cláudio Yudi.

Ainda segundo o médico-veterinário, esse cuidado é essencial. “Os pets devem ser avaliados por um médico-veterinário qualificado periodicamente, mesmo que os animais não apresentem sintomas específicos, tendo em vista que muitas doenças cardíacas evoluem de forma silenciosa e o exame clínico de rotina é a melhor forma de prevenção”, finaliza.