Medicina Uniube realiza Trote Literário em parceria com a Biblioteca Municipal | Acontece na Uniube

Medicina Uniube realiza Trote Literário em parceria com a Biblioteca Municipal

20 de fevereiro de 20

Os alunos do curso de Medicina da Universidade de Uberaba (Uniube) realizaram, nesta semana, o trote solidário com os ingressantes do primeiro semestre de 2020. O objetivo foi mobilizar os calouros para ações sociais e humanitárias. Dessa vez, a proposta dos estudantes incluiu a participação na campanha de arrecadação de livros da Secretaria de Educação, “Doe livros, mova ideias”, com a realização de um Trote Literário.

Todos os anos os veteranos do curso de Medicina se mobilizam para a arrecadação de doações para instituições de caridade. “O trote solidário, após ser realizado por vários anos, já se consolidou culturalmente entre os calouros da Medicina Uniube. O intuito é substituir, por parte da atlética, o trote violento e difamador, por algo que engrandeça a humanidade entre os novos alunos”, afirma o estudante do 9º período de Medicina, Lucas Gouveia.

E a intenção dos alunos é fortalecer ainda mais essas práticas e contribuir ao máximo com a comunidade uberabense. “Para esse semestre nos unimos à biblioteca municipal para inovar a ideia do trote solidário e lançamos o trote literário. Ele foi criado para arrecadar livros de literatura infantojuvenil que serão doados para a própria biblioteca e a rede pública de escolas de Uberaba“, explica a aluna do 7º período, Cristiana Borges.

E a ação dos alunos fez parte da campanha literária do departamento de bibliotecas, ‘Doe livros, mova ideias’. Na campanha são desenvolvidas diversas ações que possibilitam o aumento do acervo, não só da Biblioteca Municipal, mas também das escolares e comunitárias. “Com a ampliação dessas bibliotecas, poderíamos assegurar a universalização do acesso de toda população, de idades diferenciadas, à leitura de livros e, logicamente, a uma literatura de qualidade”, afirma a chefe do Departamento de Bibliotecas, Helione Dias Duarte.

Ainda segundo Helione, são desenvolvidas diversas ações para que o público possa reconhecer a importância da biblioteca e a função que ela tem de divulgação, não só livro e literatura, mas também outros serviços de grande valia. “Essa ação faz com que eles se integrem em práticas socioculturais benéficas à formação acadêmica e pessoal deles. Incentivar a leitura e disseminá-la, com a doação de livros, permitirá que eles colaborarem com a população de todas as idades a terem acesso à leitura de livros de literatura de qualidade. Além de ser uma alternativa aos trotes convencionais, visa conscientizar calouros e veteranos sobre a importância de compartilhar as leituras e os conhecimentos literários já adquiridos”, conclui.