I Simpósio e Curso Introdutório de Cuidados Paliativos de Uberaba

Durante os dias 02 e 03 de outubro, o anfiteatro Cecília Palmério, no campus Centro da UNIUBE, foi palco do I Simpósio e Curso Introdutório de Cuidados Paliativos de Uberaba, promovido pela Universidade de Uberaba (UNIUBE), com apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da UFTM (LACP), que conta com nomes importantes em cuidados paliativos, na região e no país.

O simpósio apresentou as definições e a filosofia dos cuidados paliativos de forma introdutória, em nossa cidade. O evento foi um sucesso! As vagas se esgotaram e o público presente superou as expectativas da comissão organizadora.

O encontro foi organizado pela aluna do curso de Medicina Camila Eriane Antunes, junto com uma comissão organizadora, e coordenado pela professora Daiane Elizabete Moreira Pereira.

Entre os temas abordados estão o papel da equipe multiprofissional nos cuidados paliativos, dilemas do paciente crônico crítico, manejo de sintomas difíceis, síndrome, desafio ético e espiritualidade. O objetivo foi modificar os paradigmas sobre os cuidados com o paciente fora da possibilidade de cura. O Simpósio contou com a participação de vários palestrantes, entre eles, o Dr. Luís Fernando Rodrigues, o professor Hudson Menezes Taveira, ambos da cidade de Barretos, São Paulo. Além de convidados, como a psicóloga Vera Lúcia Dias e a advogada Wstanny Arruda.

A prática do cuidado paliativo tem-se desenvolvido nas últimas décadas em nossa região. O aumento de expectativa de vida e o aumento da prevalência das doenças crônico-degenerativas têm gerado forte impacto no nosso sistema de saúde, bem como levantado questões pertinentes sobre a finitude humana. O cuidado paliativo é parte do cuidado prestado a pacientes com doenças crônicas, avançadas e em progressão.

O simpósio promovido pela UNIUBE mostrou o desafio de promover a troca de experiências entre os palestrantes e alunos participantes.