Alunos da Uniube participam de intercâmbio em Portugal | Acontece na Uniube

Alunos da Uniube participam de intercâmbio em Portugal

07 de janeiro de 20

Alunos da Universidade de Uberaba (Uniube) foram contemplados com um intercâmbio para Portugal por meio do programa de “Bolsas Ibero-Americanas”, realizado pelo Banco Santander em parceria com a Uniube. Para participar, os alunos interessados devem consultar o edital referente ao processo seletivo para as bolsas.

A estudante do 8º período do curso de Direito, Pamella Silva, foi uma das selecionadas. Para ela, essa oportunidade é um diferencial no currículo profissional. “Eu sempre participei de muitas atividades ao longo do curso, porque sempre quis formar um bom currículo para depois conseguir entrar num mestrado, ter títulos para desempate em concursos públicos e por experiência também”, diz.

Já o aluno do 8º período do curso de Farmácia, Bruno Previato, reconheceu o incentivo dos professores nessa etapa. “Meu professor e orientador, Renato Bortocan, foi uma das pessoas que, desde o início da iniciação científica, me incentivou a participar do intercâmbio. Tiveram outros professores também, como a professora Elizabeth Uber, que me orientou sobre o que podia dar certo e o que podia dar errado e a professora Tatiana Pereira, que me aconselhou em relação aos meus receios”, conta.

Bruno iniciará o intercâmbio no primeiro semestre de 2020 e confirma as expectativas positivas para essa experiência. “Eu imagino que vai ser uma experiência única, e eu tentarei experimentar todas as coisas da melhor forma possível. Como acadêmico de Farmácia, eu terei outras vivências profissionais, sendo que a Europa possui uma alta tecnologia em equipamentos e tem muitas outras possibilidades”, pontua.

Escritório de Relações Internacionais

O Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Uniube configura-se como um órgão de apoio administrativo para o estabelecimento de parcerias da Universidade. Essas parcerias são estabelecidas por meio de convênios com outras entidades que desempenham atividades referentes à internacionalização.

De 2016 a 2019, 21 alunos foram selecionados e contemplados pelo Programa de Bolsas Ibero-Americanas Santander. Entre as parcerias existentes, a Uniube possui convênio com a Universidad de Salamanca e Universidade Politécnica de Madrid, na Espanha; Universidad Mayor de San Marcos, no Peru; Universidade Beira Interior e Universidade de Évora, em Portugal; Universidad Sancti Spiritus e Universidad de Oriente, em Cuba; e Universidad de Sonora, no México.

Há também a parceria com a CI Intercâmbio e Viagens, que oferece desconto na taxa de aconselhamento para toda a comunidade acadêmica da Uniube e auxilia na realização de Programas de Intercâmbio. Para atender ao setor de acolhimento de alunos estrangeiros, há a parceria com a Associação de Criadores de Zebu da Bolívia, que concede descontos em cursos de graduação e pós-graduação para alunos bolivianos indicados pela entidade.

A mais nova união é com o Instituto Cultural Brasil e Estados Unidos (ICBEU) Idiomas, com descontos para alunos e colaboradores da Uniube em Uberaba e Uberlândia nos cursos de Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, Italiano, Japonês e Russo.

Segundo o professor e Membro da Comissão de Relações Internacionais da Uniube, Leonardo Campos de Assis, a importância da internacionalização está na troca de experiências. “Além de promover condições excepcionais de aprendizado acadêmico e cultural para quem pode ir a outro país, há equivalente oportunidade para quem acolhe o estudante internacional, que traz em sua bagagem a cultura de seu país”, afirma.

O ERI já planeja novas parcerias para 2020. “Como é nosso papel estimular o intercâmbio e promover a internacionalização, precisamos reforçar os Programas de Acolhimento da comunidade acadêmica de estrangeiros e, para isso, pretendemos assinar novos convênios com outras Associações de Criadores de Zebu que tenham interesse em estudar no Brasil. Além disso, pretendemos oferecer condições diferenciadas para alunos das instituições conveniadas para que possam estimular os alunos a terem a experiência internacional conosco, tanto em disciplinas de um semestre, quanto em cursos de curta duração”, conclui.