Uniube sedia encontro regional de Química | Acontece na Uniube

Uniube sedia encontro regional de Química

21 de novembro de 19

A Universidade de Uberaba (Uniube) em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) realizam, neste fim de semana, o XXXIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (ERSBQ). A cerimônia de abertura acontece nesta sexta-feira (22), a partir das 18h30, no Centro de Eventos da ABCZ - Rômulo Kardec de Camargos. No sábado (23) e domingo (24), no Campus Aeroporto da Uniube.

Este ano, o evento traz como tema “Elementos Químicos das Minas Gerais, em comemoração ao Ano Internacional da Tabela Periódica. O encontro é tradicional na área de Química e, pela primeira vez, é sediado em Uberaba. Mais de 450 pessoas já se inscreveram, entre elas, pesquisadores, pós-graduandos, graduandos e demais profissionais da área, em um ambiente propício para a construção de parcerias, divulgação da ciência e troca de informações. Também, pela primeira vez, o evento é organizado pelas três instituições que ofertam cursos de Química, seja Licenciatura, Bacharelado ou Engenharia.

Nesta sexta-feira, a programação tem início com a conferência “Metais portadores de futuro – os desafios para a produção sustentável”, ministrada pelo professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Hélio Anderson Duarte, a partir das 20h. Já no sábado e domingo, as atividades começam às 8h e seguem até as 19h30, com minicursos, palestras e sessão de pôsteres. A programação está disponível no site oficial do ERSBQ.

“Este evento, apesar de ser considerado regional, tem uma abrangência significativa e já é consagrado e considerado um dos encontros regionais brasileiros que mais reúne participantes da área de Química. O encontro propiciará a participação da comunidade Científica de Minas Gerais em palestras, conferências e minicursos, que serão ministrados por pesquisadores de reconhecida competência regional e nacional, incentivando, desta forma, a troca de ideias e experiências, possibilitando o desenvolvimento de projetos futuros. Além disso, esse encontro promove a integração de diversas Universidades do estado de Minas Gerais, bem como, de outros estados”, ressalta o presidente do ERSBQ, Pedro Ivo da Silva Maia.

As inscrições para o XXXIII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química devem ser realizadas, exclusivamente, pelo site do evento ersbq2019.com/.