A UNIUBE promove, nos dias 2 e 3..."> UNIUBE sedia simpósio sobre cuidados a pacientes terminais | Acontece na Uniube  
A UNIUBE promove, nos dias 2 e 3...">

UNIUBE sedia simpósio sobre cuidados a pacientes terminais

01 de outubro de 15

O evento contará com a presença de especialistas em cuidados paliativos 

A UNIUBE promove, nos dias 2 e 3 de outubro, o I Simpósio e Curso Introdutório de Cuidados Paliativos de Uberaba. O evento será realizado no Centro Cultural Cecília Palmério, Campus Centro. O Simpósio é coordenado por alunos do Internato do curso de Medicina, membros da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP) em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e apoiados pela Liga de Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.
 
Dentre os palestrantes convidados estão o médico paliativista, Luís Fernando Rodrigues e o enfermeiro Hudson Menezes Taveira, ambos do Hospital de Câncer de Barretos. O primeiro falará sobre "planejamento terapêutico em cuidados paliativos" e o segundo, sobre "estruturação e organização de um serviço especializado em CP".
 
A chefe da comissão organizadora, acadêmica em internato de Medicina, Camila Antunes, esclarece que classificar o tratamento de um paciente como paliativo não é tão simples assim. "O médico e sua equipe devem esgotar todas as formas possíveis de diagnóstico, até chegar à certeza real de que o paciente se encontra no estágio final da vida".
 
Ainda de acordo com ela, após o diagnóstico final, entra em ação uma equipe de vários profissionais, desde psicólogos até assistentes sociais, para auxiliar a família e o paciente. "Em certas situações, forçar a sobrevida de um paciente terminal é doloroso tanto para ele como para a família", pondera.
 
No primeiro dia, as palestras serão em torno da introdução ao tema central, tratando sobre a forma de comunicar a situação terminal, as terapias para este paciente e o controle de suas dores.
 
Já no segundo encontro, os temas versarão entre a espiritualidade nos cuidados paliativos e uma mesa redonda sobre a aceitação do estado terminal para familiares e pacientes.