UATI comemora o Dia do Idoso | Acontece na Uniube

UATI comemora o Dia do Idoso

11 de outubro de 19

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI), da Uniube, realizou, no dia 1º de outubro, um evento em comemoração ao Dia do Idoso, por meio da UATI. A programação contou com palestras sobre musicoterapia, direito do idoso, cuidados em situação de emergência (queda, AVC e desmaio), movimentos e bem-estar, sexualidade na terceira idade e alterações de memória no envelhecimento. Após as palestras, foi promovido um momento de menção honrosa. As atividades aconteceram no anfiteatro da Biblioteca, no Campus Aeroporto.

Idealizada pelos professores Décio Bragança e Caio Márcio, a UATI tem a proposta de promover uma interação entre o meio acadêmico e o público acima de 60 anos de Uberaba e região. O programa de extensão valoriza as experiências, a capacidade de adaptação, a superação e a compreensão. Por meio do projeto, os alunos de diversos cursos da universidade levam aprendizados aos idosos.

Este foi o terceiro ano que a UATI celebra o Dia do Idoso com atividades. Dessa vez, o foco foi a informação, com palestras de menor tempo e de assuntos diversos. “O Dia dos Idosos é todo dia, mas torna-se necessário um dia para reflexão sobre os propósitos que norteiam as atitudes dos indivíduos.  O Dia Internacional do Idoso é uma data de reconhecimento da vida. É um dia de alegria, de celebração e de confraternização. Tanto os idosos quanto os alunos e professores deveriam viver com intensidade mais momentos assim: unidos e alegres para se tornarem pessoas melhores”, diz a coordenadora do programa, professora Rosana Castejon.

Projetos de extensão como a UATI favorecem a integração de pessoas e possibilitam qualidade de vida aos idosos. Na ocasião, o Reitor da Uniube, professor Marcelo Palmério, disse que a UATI era um sonho antigo. Segundo o professor Décio, dentro do programa existe o projeto História Viva, no qual pessoas idosas contam as histórias delas e deixam-nas gravadas por meio de vídeo para a sociedade ver e rever no futuro. “É de fundamental importância a gente querer dar e ver o que as pessoas que passaram por essa vida deixaram registrado”, diz Décio.

Menção Honrosa

A UATI também homenageou idosos que contribuíram para o desenvolvimento das atividades da Universidade. “Foi um reconhecimento e sentimento de gratidão manifestada por esses colaboradores”, afirmou Rosana. Os homenageados foram: o professor Marcelo Palmério, Alaor Carlos de Oliveira Junior, Glaura Morais Paroneto, Joaquim Osvaldo Pereira de Gouveia, José Roberto Delalibera Finzer, Lúcio Antônio Scalon, Marco Antônio Escobar, Maria Soledade Gomes Borges, Nilo Cezar Ayer, Paulo Roberto Henrique, Décio Bragança Silva, Alexandre Alvarez, Suemi Hamada Morais Silva e Antônio Borges dos Santos.