X EPEDUC discute o papel do docente na contemporaneidade | Acontece na Uniube

X EPEDUC discute o papel do docente na contemporaneidade

20 de setembro de 19

O X Encontro de Pesquisa em Educação (EPEDUC), o V Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educacionais, o VII Seminário de Formação de Professores, IV Conferência Internacional de Formação de Professores, I Seminário de Educação Profissional e Tecnológica e a V Reunião Anual da Rede de Estudos sobre Educação (REED), realizados na semana passada, abordaram como tema central a “Internacionalização, Processos Educativos e Desenvolvimento Profissional Docente na Contemporaneidade”.

A decima edição do EPEDUC contou com a parceria do Instituto Brasileiro do Triângulo Mineiro (IFTM) e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Segundo o doutor em educação, professor da Uniube e coordenador geral do evento, Orlando Fernandez Aquino, o objetivo é impulsionar e consolidar a política de internacionalização das universidades com a participação de alunos, professores e autoridades.

Ele ressaltou ainda a importância da pesquisa no atual momento do país. “A pesquisa é o cordão umbilical de todo processo de melhoria educativa e da qualidade da educação no Brasil. Se os sistemas educativos não aproveitarem o resultado de investigação, dificilmente conseguiremos transformar a triste realidade em que vivemos”.

A série de eventos teve como público-alvo alunos, professores e pesquisadores da área. Para a coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Uniube, Sálua Cecílio, é importante discutir a metodologia e pesquisa na educação. “A área do conhecimento se renova à medida em que as pesquisas vão se consolidando. O grande objetivo é formar pesquisadores que possam garantir o avanço do conhecimento em relação ao ensino e educação de modo geral”.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Uniube, André Fernandes, destacou o resultado positivo do evento. “Nós pretendemos fazer mais edições desse evento, uma vez que o papel da Universidade tem se mostrado cada vez mais focado em ensino, pesquisa e extensão. Uma Universidade não se faz somente com um ensino de graduação, ela se faz com todo esse tripé que é a pesquisa de extensão”, finaliza.