Simpósio Amizade Compatível reúne cerca de 90 estudantes | Acontece na Uniube

Simpósio Amizade Compatível reúne cerca de 90 estudantes

02 de setembro de 19
1 / 10
2 / 10
3 / 10
4 / 10
5 / 10
6 / 10
7 / 10
8 / 10
9 / 10
10 / 10

O "IV Seminário Amizade Compatível - uma doação para a vida", realizado nos dias 21 e 22 de agosto, reuniu 90 estudantes e diversos palestrantes que falaram sobre a conscientização da doação de medula óssea e a doação de sangue. O seminário faz parte do Programa de Extensão da Uniube, em parceria com o Hemocentro de Uberaba, e tem como objetivo enaltecer a importância do cadastro para as doações.


O aluno do 7º período do curso de Medicina, Gabriel Martins, participa do programa há dois anos e meio e afirma que, por meio dos relatos dos pacientes, ele consegue alinhar o aprendizado teórico com o aprendizado prático. “A partir de experiências que os pacientes contam ou com a palestra de algum profissional, conseguimos aprender mais do que é passado no dia a dia da universidade”.


O aposentado, Leandro Santos Ferreira, possui anemia falciforme e foi um dos palestrantes do evento. Em fala, ele explicou sobre a vivência de uma pessoa que possui a doença e as dificuldades diárias que são enfrentadas. “No meu caso, a maior dificuldade enfrentada foi na área profissional. Eu me formei em TI e fui aprovado para uma vaga em uma empresa, só que, quando eu fiz o exame médico exigido, foi constatada a anemia e naquele momento fui barrado”, compartilha.


Leandro destacou a importância dessa conscientização para os acadêmicos da área da saúde. “Esses seminários fazem com que os alunos se atentem à doença do paciente com um olhar mais emocional, e não só por meio de medicação”, conclui.