Professor Nelson Ranieri divulga projeto no MGTV | Acontece na Uniube

Professor Nelson Ranieri divulga projeto no MGTV

24 de junho de 19

O professor e coordenador da Comissão Própria de Avaliação da Pró-Reitoria de Ensino Superior da Uniube, Nelson Ranieri, participou de matéria no MGTV 1ª Edição, da TV Integração, afiliada da Rede Globo, no último dia 13 (quinta-feira). Na ocasião, o professor falou sobre um programa de prevenção à obesidade infantil desenvolvido por ele e com coautoria do professor Júnior Afonso, que foi selecionado para apresentação na 2nd International Conference on Research in Teaching & Education, em Vienna, na Áustria.

De acordo com Nelson, o trabalho vem sendo desenvolvido desde 2013 para ser aplicado em escolas. “O programa é organizado em atividade física orientada, orientação nutricional e educação em saúde. O programa também conta com a utilização de um aplicativo que permite os alunos acompanharem seus resultados”, explica. Como forma de avaliação da efetividade do programa, foi realizado um projeto piloto com 29 crianças em uma escola pública da cidade e os resultados obtidos demonstraram uma redução significativa de peso e medidas corporais nas crianças, além de apresentarem mudanças no comportamento alimentar familiar. E foram esses bons resultados do projeto piloto os selecionados para serem apresentados na modalidade de conferencista na International Conference on Research in Teaching & Education, em Viena na Áustria, dentro da área temática Teoria e Prática da Educação.

Para Nelson, o projeto tem uma enorme importância, pois fomenta a conscientização. “É preciso considerar que a obesidade é um dos principais fatores de risco para desenvolvimento das doenças cardiovasculares em adultos, e que a aplicação de programas de prevenção à obesidade em crianças e adolescentes são práticas importantes para evitar a evolução para as principais doenças da vida adulta”, finaliza.

Assista na íntegra à entrevista do professor: https://globoplay.globo.com/v/7690529/programa/