Depois de um longo dia de..."> Colaboradora da Uniube Uberlândia realiza sonho de cursar graduação | Acontece na Uniube Depois de um longo dia de...">

Colaboradora da Uniube Uberlândia realiza sonho de cursar graduação

19 de junho de 19

Depois de um longo dia de trabalho, muitos sentem o conforto de chegar em casa para descansar e ficar com a família. Abrir mão desse benefício exige muita dedicação e força de vontade. É o caso da auxiliar administrativa da Uniube Uberlândia, Vanessa Aparecida Santos de Lima Duarte, de 33 anos. Ela trabalha das 7h às 17h e, por não ter computador ou internet em casa, utiliza os laboratórios da Universidade até a noite para realizar um sonho: fazer uma graduação.

O curso escolhido pela Vanessa foi o Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos. O interesse pela área surgiu do próprio contato que a colaboradora já tem com algumas questões administrativas da área de RH. “A escolha de qual curso fazer não é tarefa fácil, mas a decisão por Gestão de Recursos Humanos é relacionada ao interesse em aprender mais sobre as questões voltadas para a área. O interesse pelo curso surgiu, também, após verificar a grade curricular e constatar que muitas disciplinas, que fazem parte do curso, são disciplinas voltadas aos assuntos que sempre despertaram minha atenção”, conta Vanessa.

Ainda segundo a graduanda, um dos motivos que a incentivou a estudar foi o de dar orgulho para a mãe. “Minha mãe (Áurea) sempre me incentivou a estudar e fazer uma Universidade, porém, quando terminei o ensino médio ainda não era possível começar uma graduação diante das condições financeiras que tínhamos. Mas a vontade de voltar a estudar sempre se manteve viva em mim, e hoje, após 17 anos, que concluí o ensino médio, consegui”, continua.

Mesmo com pouco tempo de curso, Vanessa já identificou que essa é realmente a profissão que quer seguir. “A decisão de voltar a estudar também vai de encontro com a chance de crescer profissionalmente, uma vez que ter uma formação é cada dia mais exigido no mercado de trabalho, em que o mínimo é ter uma graduação. Então, cheguei para minha mãe e disse: vou fazer um curso de graduação, e vou cursar Gestão de RH. Mesmo sem entender muito, ela sempre apoiou, inclusive financeiramente, daí não restava mais dúvidas estávamos prestes a realizar nosso sonho”, enaltece.

Vanessa é casada e possui dois filhos, Elena, de seis anos, e Théo, de três. “Antes de começar o curso conversei com meus filhos e expliquei sobre a minha ausência, até porque ia interferir diretamente na rotina de todos, e eu dependeria da colaboração deles, visto que, no dia a dia, estavam acostumados com minha presença constante. Mas quero que eles tenham orgulho e se espelhem em mim, pois nunca desisti dos meus sonhos e objetivos. O desafio é grande, conciliar o curso com a tarefas do dia a dia, mas não é impossível. Na minha família sempre tive apoio da minha mãe e dos meus irmãos (Arielle e Maik). Agora, nos estudos estou recebendo apoio também de alguns colegas de trabalhos e amigos”

Sobre a Universidade, a auxiliar administrativa se alegra em estudar no local que trabalha há 14 anos. Além disso, compartilha que a realização do sonho se tornou possível graças à modalidade a distância oferecida pela Uniube. “Hoje é possível, qualquer pessoa pode e deve fazer uma graduação, agregando conhecimentos e valores, e oferecendo a oportunidade de tornar uma profissional preparada para o mercado de trabalho. A instituição também está com critério de desconto mais favorável, o que contribuiu muito para a minha decisão em começar o curso na Uniube”

Para o futuro, Vanessa procura cada vez mais crescimento pessoal e profissional. E deixa o exemplo de dedicação para a realização de um sonho. “O caminho não é fácil, é necessário muita perseverança, além de dedicação e metas. Estou feliz, fazendo algo para mim acima de tudo”, finaliza.